Desenvolvimento, divulgação, adesão e eficácia de um Programa de Cessação do Tabagismo oferecido em uma universidade pública / Development, dissemination, adherence, and effectiveness of a Smoking Cessation Programs offered in a public university

Fernanda Machado Lopes, Ana Carolina Wolf Baldino Peuker, Bruno Evaldt Rech, Raul Gonçalves, Lisiane Bizarro

Resumo


Programas de Cessação do Tabagismo (PCT) devem integrar aspectos que aumentem as chances de sucesso do tratamento, tais como a escolha da abordagem e modalidade baseadas em evidências científicas, a adaptação da intervenção às características do público alvo, os registros dos procedimentos e dos índices de eficácia e a utilização de estratégias tanto ativas como reativas de recrutamento de fumantes. Diante disso, este estudo foi delineado com o objetivo de descrever a implantação de um PCT numa universidade pública que adotou o ambiente 100% livre da fumaça do tabaco, incluindo a avaliação dos métodos de divulgação e seu possível impacto nas taxas de adesão e sucesso do programa. Foram inscritos 128 fumantes em nove grupos oferecidos ao longo de dois anos, sendo que 97 (76%) compareceram ao primeiro encontro, dos quais 69 (71%) efetivamente concluíram o PCT. Os grupos que realizaram avaliação de seguimento (n = 58) alcançaram taxas de abstinência de 27% e 32%, superiores às esperadas em tratamento unicamente psicológico e similares a índices que combinaram abordagem cognitivo-comportamental com farmacológica. As estratégias de recrutamento que combinaram estratégias ativas (contatos pessoais, convites personalizados, entrevistas individuais) e reativas (cartazes, e-mail corporativo, jornal) foram as mais eficazes para captação e adesão de fumantes ao PCT, confirmando a literatura. Conclui-se que campanhas de ambiente 100% livre da fumaça são oportunidades favoráveis para a eficácia dos PCT, que podem ser desenvolvidos e implantados por profissionais treinados de diferentes especialidades da área da saúde.


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DOI: https://doi.org/10.4322/cto.2014.025

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