Comunicação entre acadêmicos surdos e ouvintes na mediação da aprendizagem no ensino superior/Communication between hearing impaired and normal hearing students: a facilitative proposal of learning in higher education

Krysne Kelly de França Oliveira, Chrystiane Maria Veras Pôrto

Resumo


Introdução: Há um avanço na quantidade de surdos com acesso ao ensino superior. Na sua maioria, são jovens que, com uma cultura diferente, enfrentam dificuldades de comunicação, inter-relação e aprendizagem na cultura ouvinte, pois assumem uma língua diferente dos demais, a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Objetivo: A pesquisa buscou identificar as formas de comunicação utilizadas entre acadêmicos surdos e ouvintes, verificando como essas podem interferir no processo de aprendizagem. Procedimentos metodológicos: O estudo, de natureza qualitativa, utilizou o espaço de uma universidade particular no município de Fortaleza, Ceará, no período de fevereiro a abril de 2009. Foram efetivadas entrevistas semiestruturadas com três acadêmicos surdos, três professores, três intérpretes e três acadêmicos ouvintes. O conteúdo das falas foi categorizado e organizado pelo método Análise Temática. Resultados: Constatou-se que as formas de comunicação utilizadas vão desde a mímica e gestos até a escrita e o desenho, porém, a mais aceita pelo surdo é a Libras. Essa, como método de comunicação, é favorável à aprendizagem do acadêmico surdo e, com a mediação do intérprete, dá condições ao surdo de se estabelecer em suas zonas de desenvolvimento, segundo os preceitos de Vygotsky. Conclusão: Por fim, é reconhecida a relevância da Libras como língua majoritária e fundamental ao pleno desempenho acadêmico do surdo, porém o esforço e dedicação dele, assim como o interesse da instituição e de professores quanto à cultura surda também são importantes à formação do futuro profissional.


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DOI: https://doi.org/10.4322/cto.2014.055

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