Uma proposta de atuação da Terapia Ocupacional junto a idosos hospitalizados / A proposal of Occupational Therapy service to hospitalized elderly patients

Mariana Boaro Fernandez Canon, Tatiana Vieira do Couto

Resumo


A associação entre doenças crônicas, dependência funcional e hospitalização representa grande risco para a população idosa, pois contribui para diminuição da capacidade funcional. Objetivo: Descrever um protocolo de atuação do Terapeuta Ocupacional com idosos hospitalizados com diagnóstico de doenças crônicas, abordando aspectos sensoriais, cognitivos, psicomotores e funcionais, e analisar se esse protocolo maximiza a independência na atividade de alimentação. Metodologia: Através dos critérios de inclusão foram selecionados idosos hospitalizados em uma Enfermaria Geriátrica entre os meses de dezembro de 2011 a fevereiro de 2012. Foi realizada a avaliação funcional, através da Medida de Independência Funcional (MIF – parte motora) e então realizado o protocolo dos atendimentos, abordando aspectos sensoriais, cognitivos, psicomotores e funcionais. Foram 10 atendimentos, o primeiro e o último para avaliação e orientação, com média de duração de 30 minutos.
Foram selecionados seis idosos, cinco do gênero feminino e um do masculino, com média de idade de 88,8 anos e de escolaridade de 5,3 anos. Resultados: A média do item alimentação (MIF), antes da internação, foi de 2,7 pontos, nos primeiros dias de internação, 1,5, e após a intervenção da Terapia Ocupacional, 3,8 pontos. As médias obtidas na pontuação total da parte motora da MIF antes, nos primeiros dias e após a intervenção foram: 26,8, 16 e 23,2 pontos, respectivamente. Conclusões: Todos os idosos se beneficiaram dos atendimentos e melhoraram o desempenho não apenas na atividade de alimentação como outras atividades básicas da vida diária, quando comparada aos primeiros dias de internação.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4322/cto.2014.057

_________________________________________________________________

Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy
ISSN: 2526-8910
Universidade Federal de São Carlos
Rodovia Washington Luis, km 235, Caixa Postal 676, Cep 13.565.905, São Carlos - SP, Brazil
Phone: +55(16)3351-8649. E-mail: cadto@ufscar.br