O TERAPEUTA OCUPACIONAL COMO FACILITADOR DO PROCESSO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

CACINELI DE OLIVEIRA, REGINA C. T. CASTANHARO

Resumo


O presente artigo tem por objetivo apresentar através de revisão bibliográfica a

importância da intervenção da Terapia Ocupacional no contexto escolar de

crianças com distúrbios ou transtornos de aprendizagem. Mostrar como o

terapeuta ocupacional pode intervir atuando como facilitador para que haja maior

interação entre esse aluno, seus educadores e familiares realçando o bem-estar

emocional da criança. Primeiramente são referenciados o contexto escolar e a

criança com dificuldade de aprendizagem pautado nos recentes conceitos que o

definem. A seguir é fundamentada a abordagem terapêutica ocupacional no

contexto escolar norteada pelo conceito de papel ocupacional da criança em

fase escolar e propondo a Medida de Performance Ocupacional Canadense como

sustentação para a intervenção propriamente dita. Verifica-se a importância de

educadores, pais/responsáveis e o aluno serem agentes desta proposta, estando

comprometidos e responsabilizados para que esse processo educacional se

desenvolva a contento.


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