Centro Regional de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas da Faculdade de Ceilândia/Universidade de Brasília/Regional Reference Center on Drugs and Associated Vulnerabilities - Ceilândia College/University of Brasília

Flávia Mazitelli de Oliveira, Vagner dos Santos, Josenaide Engracia dos Santos, Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva, Douglas José Nogueira, Margarida Duarte, Andrea Donatti Gallassi

Resumo


Introdução: A proposta da criação do Centro Regional de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas da Faculdade de Ceilândia/Universidade de Brasília nasce a partir do reconhecimento do abuso de drogas como importante problema de saúde pública no Brasil. Reforça-se essa importância quando se focam regiões específicas do Brasil, como a região Centro-Oeste, onde esta e outras vulnerabilidades se tornam ainda mais evidentes e, consequentemente, com maior necessidade de ações que visem enfrentar tais dificuldades. Objetivos: Capacitar os trabalhadores da rede integral de atenção aos usuários de drogas dos municípios de Águas Lindas de Goiás, Valparaíso de Goiás, Luziânia e Brazlândia. Métodos: Mapeamento dos territórios, criação e consolidação de rede de pactuações com lideranças e serviços. Os cursos foram organizados no modelo crash course, role-play e supervisões e discussões in loco. A avaliação foi dividida em duas fases, antes e depois do curso por meio dos instrumentos de ficha de inscrição, teste de múltipla escolha e questionário pós-curso. Resultados: Pode-se perceber que as estratégias utilizadas puderam se adequar à demanda dos diversos grupos e a metodologia tem sido extremamente favorável, pois tem permitido que o grupo apresente uma participação ativa, aproximando os debates da realidade dos serviços. A equipe que integra o projeto tem se fortalecido e se constituído como um grupo permanente, gerando diversos desdobramentos do CRR-UnB/FCE. Conclusão: Essa experiência tem demonstrado a fundamental importância do mapeamento do território, da formação de rede de pactuações, da intersetorialidade e do diálogo constante para eficácia de uma proposta de educação permanente.


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DOI: https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoRE516

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Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy
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