Editorial

Marina Silveira Palhares

Resumo


É motivo de satisfação apresentar o volume 16, nº 1 da Revista Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. Neste momento aproveito para prestar uma justa homenagem a secretária Sílvia Helena Caruzzo, que ao longo dos últimos oito anos trabalhou em nossa revista e nos brindou não só com o compromisso em seu trabalho mas com a alegria e o entusiasmo com que enfrentou o dia a dia de nossos Cadernos. A ela, que agora se aposenta, nosso obrigado.

Este volume traz como primeiro artigo o resultado de pesquisa que investigou Irmãos de crianças com necessidades especiais e suas famílias: diferentes expressões sobre essa realidade. Apresenta a utilização de atividades como forma complementar na coleta de dados, sendo um artigo instigante para terapeutas ocupacionais de diferentes áreas. O segundo artigo, A gestão de pessoas na capacitação em terapia ocupacional em saúde mental no trabalho: novas competências e mercados, demonstra a importância desse campo de atuação para a Terapia Ocupacional. O terceiro artigo Intervenção terapêutica ocupacional em CTI pediátrico: em estudo de caso é um artigo relevante para  a área de disfunção física infantil e para a divulgação de campos mais recentes de atuação profissional, no caso CTI. O artigo seguinte Algumas histórias  contadas  in vitro (relato de uma experiência no interior do hospital psiquiátrico.) é um texto que apresenta reflexões a respeito do papel que o hospital psiquiátrico foi ocupando ao longo da história, a partir das experiências vivenciadas por uma docente.  O artigo Monitoria acadêmica: relato de experiência em disciplina aplicada da Terapia Ocupacional  encerra e esta edição, possibilita a reflexão sobre aspectos da formação acadêmica.

Apresentamos um resumo de tese de doutoramento e três resumos de dissertações de mestrado de colegas terapeutas ocupacionais que recentemente finalizaram seus processos de pós-graduação.  Parabéns à nova doutora, às novas mestras e ao novo mestre!

Em breve os Cadernos de Terapia Ocupacional estará disponibilizando a publicação simultânea no site www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br que hospedará, em pouco tempo, também os números anteriores, trazendo mais uma possibilidade de acesso e ampliação desta fonte de conhecimento.




_________________________________________________________________

Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy
ISSN: 2526-8910
Universidade Federal de São Carlos
Rodovia Washington Luis, km 235, Caixa Postal 676, Cep 13.565.905, São Carlos - SP, Brazil
Phone: +55(16)3351-8649. E-mail: cadto@ufscar.br