A Terapia Ocupacional em um processo de capacitação sobre vigilância do desenvolvimento infantil na atenção básica em saúde/Occupational Therapy in a process of training on child development’s surveillance in primary care health

Patrícia Carla De Souza Della Barba, Vanessa de Melo Barros, Érika de Aquino Marques Luiz, Aline Zacchi Farias, Bárbara Aniceto, Evellin Eri Miyamoto

Resumo


O currículo do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) pressupõe que a inserção do estudante no cenário da atenção básica em saúde traz benefícios para a aprendizagem do estudante e para a melhoria da qualidade da atenção. As experiências aqui descritas foram vivenciadas por alunas de graduação em virtude da atividade de extensão denominada “Formação de alunos de graduação em Terapia Ocupacional e de agentes comunitários de saúde para a promoção de ações de vigilância do desenvolvimento infantil na atenção primária à saúde”, com objetivo principal de fomentar ações voltadas ao desenvolvimento infantil na atenção primária com Equipes de Saúde da Família, por meio da formação de alunos do curso de Terapia Ocupacional. O material adotado foi a cartilha “Toda hora é hora de cuidar”. São descritas neste relato a segunda (capacitação dos agentes comunitários de saúde) e a terceira (replicação da capacitação com as famílias usuárias das Unidades de Saúde da Família) etapas da atividade de extensão a partir de relatórios de campo das alunas participantes. As capacitações ocorreram em duas Unidades de Saúde da Família. Verificou-se a potência de promover ações de vigilância do desenvolvimento infantil a partir das capacitações oferecidas aos agentes comunitários. Conclui-se que o processo de ensino-aprendizagem no contexto da atenção básica em saúde contribuiu para a interação dos estudantes com os usuários do serviço e com as equipes, o que facilitou a compreensão sobre o Sistema Único de Saúde e potencializou as discussões sobre a atuação da Terapia Ocupacional na comunidade para além das ações de reabilitação.


Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoRE0747

_________________________________________________________________

Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy
ISSN: 2526-8910
Universidade Federal de São Carlos
Rodovia Washington Luis, km 235, Caixa Postal 676, Cep 13.565.905, São Carlos - SP, Brazil
Phone: +55(16)3351-8649. E-mail: cadto@ufscar.br