DESEMPENHO ESCOLAR SATISFATÓRIO DE CRIANÇAS DE DIFERENTES REALIDADES SÓCIO-ECONÔMICAS: DENTIFICANDO FATORES PROTETIVOS

Leticia Meda Vendrúsculo, Thelma Simões Matsukura

Resumo


Considerando a problemática do desempenho escolar estudos atuais têm indicado fatores de risco e fatores protetivos associados a esta realidade. Aspectos apontados como presentes na mediação do processo do desempenho escolar satisfatório são: a participação familiar na educação escolar de suas crianças, a supervisão dos estudos pelos pais, o suporte social, entre outros. O objetivo do presente estudo foi identificar as formas de interação da família com a escola, o suporte social, recursos do ambiente familiar e qualidade de vida de crianças de diferentes níveis sócio-econômico que apresentam desempenho escolar satisfatório. Participaram do estudo 15 famílias representadas pelos pais e seus filhos, que apresentam rendimento escolar satisfatório e que cursam o ensino fundamental, formando-se dois grupos, o primeiro de crianças vinculadas a escolas públicas e nível sócio-econômico desfavorecidos e, o segundo, de crianças vinculadas a escolas particulares e nível sócio-econômico mais favorecido. Utilizou-se cinco instrumentos de medida para a coleta de dados: o Índice Brasil,  Inventário dos Recursos do Ambiente Familiar, Questionário de Suporte Social, Avaliação da Qualidade de Vida das Crianças  e uma entrevista que abordou a participação e concepção dos pais sobre a escola. Os principais resultados indicam que não houve diferença entre os grupos no nível de suporte social das famílias, na qualidade de vida das crianças, na supervisão dos pais nas tarefas escolares de seus filhos, na oportunidade de interação de pais e filhos e, ainda, no envolvimento da família com a escola. Discute-se que o envolvimento e participação dos pais nas atividades escolares e o suporte social da família contribuem para o desempenho escolar satisfatório da criança.

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