EDUCAÇÃO INCLUSIVA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA VISÃO DOS GESTORES MUNICIPAIS

Simone Cristina Fanhani Marins, Marina Silveira Palhares

Resumo


Este artigo trata da forma de implementação da política de inclusão escolar, de crianças, adolescentes e adultos na rede de ensino municipal de uma cidade de médio porte do interior paulista, entre 2001 e 2004, a partir da ótica dos gestores. As diretrizes políticas definiam a proposta de Escola Inclusiva, inserida em um dos cinco eixos de estruturação daquela Secretaria de Educação e Cultura.  Foram elaboradas e implementadas ações que buscavam garantir tanto o acesso e qualidade da Educação, como prioritariamente as condições de permanência  das crianças com necessidades educacionais especiais nas unidades de ensino regular municipal; considerando-se para isto, os segmentos da educação infantil, do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos. Foram contemplados todos os tipos de necessidades educacionais especiais como deficiência física, deficiência mental, deficiências sensoriais (visual e auditiva), múltiplas deficiências, condutas típicas e altas habilidades.  Realizaram-se capacitações para professores da rede regular de ensino, capacitação continuada para professores da Educação Especial, capacitação para educadores de creches, capacitação de diretores das Unidades de Ensino Fundamental, reuniões e orientações sistemáticas com pais dos referidos alunos.  Ampliaram-se os serviços oferecidos como transporte adaptado, natação adaptada para bebês, esporte especial para o Ensino Fundamental,

projetos de apoio técnico especializado para a Educação Infantil. Houve a implantação e coordenação de Projetos como Criando Asas e Viva Braille, incluindo programas de locomoção e informática para deficientes visuais, entre outros. A implantação da escola inclusiva permitiu a ampliação do número de alunos incluídos, além da melhoria no desempenho acadêmico destes estudantes.


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