ATENDIMENTO DE UMA CRIANÇA COM AMBLIOPIA EM TERAPIA OCUPACIONAL: CONTRIBUIÇÃO DO MÉTODO MEIR SCHNEIDER DE AUTOCURA

Mariângela C Meneghin, Tatiane Luísa Reis, Léa B. T. Soares

Resumo


Este trabalho propõe relatar uma intervenção de Terapia Ocupacional com uma
criança portadora de ambliopia, compartilhando conhecimentos e promovendo
reflexão sobre 0 tema. Duas estagiárias do 4° ano de graduação em Terapia
Ocupacional da UFSCar realizaram uma intervenção clinica supervisionada com
uma criança de 6 anos de idade, com hipótese diagnóstico de ambliopia no olho
direito e erro de refração desigual entre os olhos. Atividades lúdicas e
psicomotoras associadas aos exercícios sugeridos pelo Método Meir Schneider
de Autocura - self-healing, foram utilizadas objetivando a adesão e 0
estabelecimento do vinculo terapêutico da criança e família ao tratamento de
terapia ocupacional. Brincadeiras e estimulação visual, principalmente para 0
olho amblíope, resultaram na incorporação autônoma dos exercícios do método
de autocura na rotina da criança com maior consciência corporal e estabilização
da ambliopia. Concluiu-se que essa intervenção foi adequada pois propiciou a
relação terapêutica, a adesão e incorporação eficiente ao programa de tratamento
com a participação e conscientização não só da criança, mas também de seus
familiares.

 

 


Texto completo:

PDF


_________________________________________________________________

Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy
ISSN: 2526-8910
Universidade Federal de São Carlos
Rodovia Washington Luis, km 235, Caixa Postal 676, Cep 13.565.905, São Carlos - SP, Brazil
Phone: +55(16)3351-8649. E-mail: cadto@ufscar.br