Espaços de experimentação: potência do encontro, do fazer e a ampliação do repertório de atividades/Experimentation spaces: power of meeting, doing and the enlargement of repertory of activities

Patrícia Leme de Oliveira Borba, Ana Carolina Costa Savani, Paloma Greicy Ferreira de Sousa, Victor Hugo Rodrigues Medeiros, Andrea Perosa Saigh Jurdi

Resumo


O presente artigo relata o processo vivido e refletido do projeto de monitoria do curso de terapia ocupacional da UNIFESP, Campus Baixada Santista. Tal projeto elegeu o campo da experimentação das atividades e recursos como uma forma de ampliar e integrar os conhecimentos e os conteúdos adquiridos ao longo da formação acadêmica. A dinâmica vivida pautava-se em uma perspectiva ativa dos discentes no processo de experimentação, e conjuntamente ao grupo trabalhavam desde aspectos de como eram afetados pelo encontro e como poderiam trabalhar, a partir daquele recurso, com diferentes públicos. Os principais resultados em torno dessa ação foram: a cultura do encontro entre discentes no Laboratório de Recursos Terapêuticos, a valorização da ‘atividade’ para a ação profissional do terapeuta ocupacional, a apropriação de técnicas e sua exploração para diferentes fins, a ampliação do repertório de atividades e uma maior integração entre os alunos de graduação. Conclui-se que a oferta de espaços de experimentação cria condições potentes para a formação dos estudantes, ampliando possibilidades criativas e de maior engajamento entre pares e com o curso. 


Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoRE0998

_________________________________________________________________

Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy
ISSN: 2526-8910
Universidade Federal de São Carlos
Rodovia Washington Luis, km 235, Caixa Postal 676, Cep 13.565.905, São Carlos - SP, Brazil
Phone: +55(16)3351-8649. E-mail: cadto@ufscar.br