Experiência de uma equipe transdisciplinar com servidores em afastamentos por auxílio-doença/Experience of a transdisciplinary team’s work along with servers in sick leave

Camila Caminha Caro, Vagner Augusto Takahashi Arakawa, Emanuelli Virginia Betoli de Andrade

Resumo


Introdução: Ações voltadas a servidores públicos afastados por auxílio-doença em uma perspectiva transdisciplinar se fazem necessárias, todavia são escassos os trabalhos que abordam essa temática no contexto nacional. Objetivo: Este estudo buscou apresentar um panorama geral do trabalho realizado por uma equipe transdisciplinar, composta por terapeuta ocupacional, psicólogo e assistente social, na avaliação, no acompanhamento e na reinserção laboral de servidores públicos estatutários em afastamento por auxílio-doença, de uma cidade de médio porte do interior do Estado de São Paulo. Método: Este trabalho consiste em um relato de experiência das ações desenvolvidas pela equipe transdisciplinar, a partir de um estudo documental de 326 processos de auxílio-doença de servidores atendidos pela equipe, com afastamentos entre março de 2014 e janeiro de 2017. Para tanto, foram apresentados enquanto qualificadores da experiência os dados relativos ao perfil do público atendido, aos afastamentos e aos desfechos dos casos após as intervenções da equipe transdisciplinar. Resultados: Observou-se uma redução geral do número de afastamentos na autarquia, sobretudo aqueles caracterizados por períodos crônicos, após ações de reinserção laboral por meio de condições adequadas, bem como prevenção da cronificação de novos casos por meio de intervenções precoces da equipe transdisciplinar e de parcerias intersetoriais. Conclusão: O artigo traz reflexões sobre a importância de um trabalho transdisciplinar voltado aos servidores em auxílio-doença, tanto na avaliação holística da funcionalidade e da incapacidade quanto na preparação para a reinserção laboral, por intermédio de condições de trabalho compatíveis com a funcionalidade dos servidores.


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DOI: https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoRE1100

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Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy
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