O sentido da tríade para alguns alunos da Terapia Ocupacional

Isabella S. Almeida, Teresa C.B. Ruas, Lucy T. Akashi

Resumo


O terapeuta ocupacional atua na tríade terapeuta-paciente-atividade. Esta pesquisa pretende mostrar um panorama dessas noções/conceitos entre alunos de graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar. A metodologia utilizada é qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a atividade, que é um dos recursos terapêuticos desta profissão. A análise dos dados partiu sem categorias prévias, sendo que estas foram encontradas a partir de uma leitura intensa dos dados coletados, até alcançar o seu conteúdo, verificando seus indicadores. Esta pesquisa nos possibilitou observar que ao entrar na graduação em terapia ocupacional os alunos,em geral, vêem os três elementos, terapeuta, paciente e atividade, como unidades separadas. Com o aprendizado teórico e prático, há um amadurecimento do conceito da relação entre eles. Ou seja, com o processo de ensino e aprendizagem, os elementos da tríade são compreendidos como unidades independentes, com conceitos próprios que se inter-relacionam.


Texto completo:

PDF


_________________________________________________________________

Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy
ISSN: 2526-8910
Universidade Federal de São Carlos
Rodovia Washington Luis, km 235, Caixa Postal 676, Cep 13.565.905, São Carlos - SP, Brazil
Phone: +55(16)3351-8649. E-mail: cadto@ufscar.br