Nível cognitivo e transtorno do desenvolvimento da coordenação: estudo com escolares de 7 a 10 anos de idade/Cognitive level and developmental coordination disorder: study with schoolchildren aged 7 to 10 years old

Marcella Manfrin Barbacena, Adriana Maria Valladão Novais Van Petten, Déborah Lima Ferreira, Lívia de Castro Magalhães

Resumo


Introdução: Crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) apresentam dificuldades para aprender tarefas motoras, o que sugere alteração cognitiva, mas evidências sobre a relação entre desempenho motor e nível cognitivo ainda são inconclusivas. Objetivo: Investigar a relação entre nível cognitivo e desempenho motor em crianças de 7 a 10 anos de idade com e sem TDC. Método: Foram avaliadas 402 crianças de escolas públicas com o teste de coordenação motora Movement Assessment Battery for Children 2ª ed. (MABC-2) e o teste cognitivo Matrizes Progressivas de Raven (Raven). Os pais preencheram o Developmental Coordination Disorder Questionnaire (DCDQ-Brasil), o Critério Brasil de classificação econômica e um histórico de saúde da criança. Os dados foram analisados com uso de estatística descritiva e testes de associação, comparação e correlação. Resultados: Das 402 crianças avaliadas, 35 (8,7%) foram identificadas com TDC. Não foi encontrada diferença nos percentis cognitivos entre crianças com e sem TDC (p = 0,223), mas houve associação significativa entre desempenho motor e nível cognitivo no grupo TDC (p=0,023), com tendência para percentis cognitivos mais altos no grupo não-TDC. Houve associação significativa (p=0,009) entre o percentil global no MABC-2 e o Raven na amostra total. Nos grupos com TDC, houve correlação negativa significante apenas entre o MABC-2 e a idade. Conclusão: Houve maior associação entre as pontuações nos testes motor e cognitivo do que entre TDC e nível cognitivo. Os resultados reforçam o perfil heterogêneo das crianças com TDC tanto no domínio motor como cognitivo.


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DOI: https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1839

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