TRABALHANDO A FORMAÇÃO DE TERAPEUTAS OCUPACIONAIS REFLEXIVOS

Luzia Iara Pfeifer

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo avaliar um planejamento de ensino, de acordo com o método da aprendizagem baseada no problema (PBL), dentro da disciplina Terapia Ocupacional Aplicada à Infância e Adolescência II, visando capacitar o aluno – terapeuta a proceder ao diagnóstico e intervenção em crianças com atraso no desenvolvimento e desenvolver habilidades do profissional reflexivo. O planejamento previa aulas de fundamentação teórica e o atendimento de um caso clínico pelas alunas – terapeutas no decorrer do semestre. Os dados foram coletados em sessões de tutoramento e através de respostas a questões referentes a um estudo de caso teórico. Foram participantes da pesquisa oito (8) alunas do terceiro (3o) ano do curso de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará. Os resultados indicaram que: 1- em relação às falas registradas nas sessões de tutoramento, houve  desenvolvimento de habilidades relacionadas a interação, Raciocínio Clínico e auto - crítica previstas pela literatura como desejáveis para a formação do terapeuta ocupacional; 2- em relação aos conhecimentos teóricos houve melhora qualitativa das respostas ao pós - teste, percebendo-se  influência  das características do caso atendido sobre a melhora do domínio conceitual e também em relação à maior precisão quanto a definição de objetivos para a intervenção e escolha de procedimentos para a mesma. Tendo em vista tais resultados sugere-se a utilização do método pbl em outras disciplinas do curso de terapia ocupacional devido a sua contribuição para a formação de profissionais reflexivos e críticos.


Texto completo:

PDF


Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar - ISSN Impresso 0104-4931

Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar - ISSN Eletrônico 2238-2860