Editorial

Marina Silveira Palhares

Resumo


O volume 13.2 dos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar chega às nossas mãos graças ao esforço de divulgação do conhecimento produzido em terapia ocupacional, tendo como aliados os profissionais, pesquisadores, alunos e professores vinculados às instituições de ensino ou áreas afins, que se dispõe a publicar suas experiências profissionais, na atuação clínica, pesquisas, reflexões...

Os maus-tratos contra a criança constituem um problema de saúde pública que representa uma das mais complexas situações que poderemos encontrar na clínica de Terapia Ocupacional. Este é o tema do primeiro artigo que traz uma síntese crítica de conhecimentos disponíveis e de resultados de pesquisa própria do autor.

O segundo artigo apresenta uma intervenção da Terapia Ocupacional junto a um grupo de adultos com dificuldades na comunicação verbal. O tratamento de pessoas com afasias são muito instigantes, e quanto mais estudos houver, que mostrem e demonstrem o que foi feito e como foi feito, mais podemos colaborar na melhora da qualidade de vida.

O terceiro artigo, Humanização do ambulatório de especialidades governador Mário Covas: criação de uma brinquedoteca apresenta uma temática bem atual e importante para a área de conhecimento na terapia ocupacional.

O artigo Intervenção na alimentação escolar utilizando a recreação instrumental apresenta-se com um artigo claro, muito interessante por descrever uma atuação em terapia ocupacional em área pouco divulgada no país.

O artigo quinto, Retrato de uma creche: possibilidades da atuação da terapia ocupacional na educação infantil(0-2 anos), descreve uma intervenção na realidade diária de uma creche pública municipal.

Fechando este número da revista, o último artigo descreve a realização de atendimentos individuais em Terapia Ocupacional, no meio aquático, com um paciente autista; é escrito de forma fluente e apresenta um relato de experiência que pode estimular outros profissionais tanto para a pesquisa clínica quanto para o relato de suas práticas.

Agradecemos aos autores, aos pareceristas e ao Conselho Editorial da revista que possibilitaram a conclusão de mais este número.




_________________________________________________________________

Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy
ISSN: 2526-8910
Universidade Federal de São Carlos
Rodovia Washington Luis, km 235, Caixa Postal 676, Cep 13.565.905, São Carlos - SP, Brazil
Phone: +55(16)3351-8649. E-mail: cadto@ufscar.br