Editorial

Conselho Editorial

Resumo


E com alegria e uma certa vaidade profissional, que fazemos publicar mais este numero dos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar.

Por muitas razões, a preparação deste volume foi especial.

A primeira delas e, para nós, sem qualquer duvida, fazer justiça a quem de direito, tornando publico e reconhecido, parte do conhecimento produzido nesta Universidade, por nossa colega Dagmar Borges Pereira, que nos deixou, a caminho de concluir sés mestrado.

Os "escritos inacabados de Dagmar" tem sido consultados, informalmente, ao longo desses anos, devido principalmente a pertinência e atualidade do tema de que trata, bem como das reflexões que suscita.

Matéria deste volume, esses "escritos" adquirem, por mérito consensual, a justa referência de conhecimento para usa publico e de autoria reconhecida.

Que melhor forma de homenagear 0 nosso Curso de Graduação, que acaba de

completar 20 anos de sua criação, que não resgatando parte de sua história?

Talvez indo além, propondo novas perspectivas.
Nos desafiamos a dupla tarefa.

Por conta disso, alem daquele trabalho, apresentamos neste mesmo número, as "Novas Normas de Publicação" dos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, cuidadosamente preparadas, ao longo de muitas reflexões, que se iniciaram na reavaliação do modelo de "Parecer", utilizado para a analise dos trabalhos recebidos.

o resultado dessa reavaliação e ora, igualmente publicado, constituindo-se no instrumento já em usa, para emissão de parecer. Entitula-se "Ficha para analise de trabalho" e, junto com as "Novas Normas para Publicação" dos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, vem tornar publica e transparente a orientação seguida nestes periódico. Mais que isso, pretende auxiliar na preparação de novos manuscritos, estimulando dessa forma, antigos e novos colaboradores a aqui publicarem seus trabalhos.

Foi nesse espírito, buscando renovar e crescer, que reafirmamos nossa meta, de refletir, através desses "Cadernos", a trajet6ria da Terapia Ocupacional, pela divulgação da produção cientifica da área.

Com esse mesmo olhar, foi-nos possível, enfim, propor a n6s mesmos um desafio
estabelecendo pelo menos três perspectivas a serem contempladas: a busca do rigor cientifico, a necessidade de contemplar diferentes abordagens metodol6gicas 0 "modos diferentes de fazer ciência" e, finalmente, 0 respeito a liberdade de expressa e criação, não importa 0 quanta possamos divergir.




_________________________________________________________________

Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy
ISSN: 2526-8910
Universidade Federal de São Carlos
Rodovia Washington Luis, km 235, Caixa Postal 676, Cep 13.565.905, São Carlos - SP, Brazil
Phone: +55(16)3351-8649. E-mail: cadto@ufscar.br