APRENDIZAGEM BASEADA NO PROBLEMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) / PROBLEM BASED LEARNING: REPORTING AN EXPERIENCE WITH UNDERGRADUATE STUDENTS OF OCCUPATI

ANA AMÉLIA CARDOSO, CARINA BIGONHA RUGGIO, LÍVIA DE CASTRO MAGALHÃES

Resumo


A Aprendizagem Baseada no Problema - ABP começou a ser utilizada na década de 1960, no Canadá, na Universidade McMaster. Desde então, tornou-se uma alternativa importante para modelos educacionais e de aprendizagem mais tradicionais. Objetivo: Descrever uma experiência de uso da ABP em uma disciplina do curso de graduação em Terapia Ocupacional (TO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Métodos: No segundo semestre de 2007, foi ofertada a disciplina “Raciocínio Clínico em TO com Crianças” para estudantes de curso de graduação em TO da UFMG, utilizando a metodologia ABP. A disciplina foi baseada em estudos de caso e voltada para desenvolver o raciocínio clínico para condução de programas de terapia ocupacional com crianças. Resultados: Participaram 13 alunos, divididos em dois grupos tutoriais, cada um coordenado por uma estudante do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação, sob supervisão e orientação da professora responsável pela disciplina. Inicialmente, os alunos demonstraram dificuldades com a nova metodologia. Com o decorrer do semestre, mostraram desempenho mais independente na busca e apreciação de informações e relataram, por meio de questionário aplicado ao final da disciplina, maior aprendizado do que com o uso de metodologias tradicionais de ensino. Conclusão: A ABP é uma alternativa interessante aos métodos tradicionais de ensino, mas requer estrutura apropriada de recursos físicos e de pessoal, o que constitui dificuldade nas universidades públicas brasileiras. Na impossibilidade de se construir uma grade curricular inteiramente baseada na ABP, essa experiência mostra que tal metodologia pode ser utilizada de forma bem sucedida em algumas disciplinas do currículo.

Texto completo:

PDF


_________________________________________________________________

Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy
ISSN: 2526-8910
Universidade Federal de São Carlos
Rodovia Washington Luis, km 235, Caixa Postal 676, Cep 13.565.905, São Carlos - SP, Brazil
Phone: +55(16)3351-8649. E-mail: cadto@ufscar.br