CADERNOS DE TERAPIA OCUPACIONAL DA UFSCar: APONTAMENTOS ACERCA DE SEUS VINTE ANOS DE PUBLICAÇÃO / OCCUPATIONAL THERAPY JOURNAL FROM THE FEDERAL UNIVERSITY OF SÃO CARLOS: REFLECTIONS ABOUT THEIR TWENTY YEARS OF EXISTENCE

MARIA LUISA GUILLAUMON EMMEL, ANA PAULA SERRATA MALFITANO, MICHELLE SELMA HAHN, MARINA SILVEIRA PALHARES

Resumo


O ensaio apresentado foi produzido em função da comemoração dos vinte anos dos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar com o intuito de realizar uma análise acerca de sua produção publicada e sua consonância com o desenvolvimento político, acadêmico e profissional da área de terapia ocupacional.
Para tanto, utilizou-se como método a leitura dos resumos e das palavras-chave dos 259 manuscritos publicados no período de maio/1990 a agosto/2010. A partir daí levantaram-se áreas temáticas abordadas nos textos e sua evolução no decorrer da linha do tempo. Os resultados mostram que se trata de um relevante canal de divulgação e disseminação do conhecimento na área, retratando temas sempre presentes, bem como apontando temas em discussão ao longo do tempo, além de relatar a emergência de campos de interesse. Por fim, apontam-se a trajetória positiva traçada e o desafio futuro de alcance da qualificação do periódico e seu reconhecimento formal e institucional como um instrumento de divulgação do conhecimento e de experiências na terapia ocupacional brasileira, buscando, especificamente, a indexação em bases de dados científicas relevantes para a área.

Texto completo:

PDF


_________________________________________________________________

Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy
ISSN: 2526-8910
Universidade Federal de São Carlos
Rodovia Washington Luis, km 235, Caixa Postal 676, Cep 13.565.905, São Carlos - SP, Brazil
Phone: +55(16)3351-8649. E-mail: cadto@ufscar.br