LABORATÓRIO DE ATIVIDADES EXPRESSIVAS NA FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL / LABORATORIES: EXPRESSIVE ACTIVITIES ON THE DEVELOPMENT OF THE OCCUPATIONAL THERAPIST

FLAVIA LIBERMAN, MARISA SAMEA, SORAYA DINIZ ROSA

Resumo


Este texto trata das experiências vivenciadas pelas docentes responsáveis pela disciplina Atividades Expressivas e Recursos Terapêuticos na graduação em Terapia Ocupacional. Deixar registrada essa prática teve como objetivo não só contribuir para algumas reflexões sobre os territórios em que o professor terapeuta ocupacional pode transitar ao assumir a docência numa instituição universitária, mas também mostrar a necessidade da revisão do processo de ensino-aprendizagem. As discussões permeiam os temas sobre a imagem hegemônica do corpo na contemporaneidade, as formas de relação e contato no mundo contemporâneo e a produção de subjetividade. A partir desse contexto, as autoras justificam a importância de se construírem espaços de subjetivação que promovam o enfrentamento dessas questões, valorizando o processo de aprendizagem no modelo do cuidado à saúde.
Palavras-chave: Terapia Ocupacional, Formação de Recursos Humanos, Educação.

Texto completo:

PDF


_________________________________________________________________

Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy
ISSN: 2526-8910
Universidade Federal de São Carlos
Rodovia Washington Luis, km 235, Caixa Postal 676, Cep 13.565.905, São Carlos - SP, Brazil
Phone: +55(16)3351-8649. E-mail: cadto@ufscar.br