Avaliação da visão funcional de uma criança prematura com cegueira congênita / Functional vision assessment of a premature child with congenital blindness

Marcela Favilla, Ana Flávia Izumi Cruz, Paula Martins, Sonia Maria Chadi de Paula Arruda, Heloisa Gagheggi Ravanini Gardon Gagliardo

Resumo


No programa de intervenção oportuna em Terapia Ocupacional, a avaliação da visão funcional e do desenvolvimento infantil de crianças com deficiência visual contribui para favorecer o desenvolvimento de suas habilidades. O estudo propôs apresentar os resultados da avaliação da visão funcional de uma criança prematura com cegueira congênita e destacar a importância dos achados para planejamento da intervenção em Terapia Ocupacional e orientação aos pais. Foi sujeito do estudo uma criança nascida pré-termo, com seis meses de idade corrigida e diagnóstico oftalmológico de retinopatia da prematuridade participante do Programa de Habilitação e Reabilitação para Deficientes Visuais de uma universidade pública do interior de São Paulo. Para coleta de dados, foi utilizado a Avaliação da Visão Funcional e do Desenvolvimento Infantil, roteiro de avaliação que permite registrar o desempenho infantil e o comportamento visual da criança cujas respostas são motivadas por diferentes estímulos
visuais. Verificou-se que por meio da avaliação da visão funcional foi possível conhecer as condições que favorecem a habilidade da criança em utilizar funcionalmente sua visão e os recursos sensoriais remanescentes, destacando a importância das adaptações materiais e ambientais que favorecem a interação da criança com o meio externo. Os achados foram relevantes para orientação aos pais a respeito das habilidades da criança e a compreensão dos diferentes meios de estimular o uso da visão funcional nas atividades cotidianas. Por fim, complementar à avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor, constatou-se a relevância da avaliação da visão funcional de crianças com deficiência visual como parâmetro norteador da intervenção em Terapia Ocupacional.


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DOI: https://doi.org/10.4322/cto.2014.064

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Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy
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