O uso de recursos de tecnologia assistiva por crianças com deficiência física na escola regular: a percepção dos professores/The use of assistive technology resources for disabled children in regular schooling: the teachers’ perception

Ana Cristina de Jesus Alves, Thelma Simões Matsukura

Resumo


O Censo Escolar realizado no Brasil no ano de 2010 mostrou que o número de deficientes matriculadosno ensino regular foi de 702.603. O uso de recursos de tecnologia assistiva no contexto escolar vem sendoindicado para favorecer a execução de tarefas, o acesso aos conteúdos pedagógicos e aos ambientes escolaresauxiliando, consequentemente, a aprendizagem dos indivíduos com deficiência. Porém, poucos são os estudosque apontam as repercussões trazidas pelos recursos no processo de escolarização da criança com deficiênciafísica. O objetivo desse estudo foi identificar as contribuições e dificuldades no uso de recursos de tecnologiaassistiva no contexto da escolarização no ensino regular do aluno com paralisia cerebral mais comprometidomotoramente a partir do ponto de vista do professor. Participaram deste estudo cinco professores de alunoscom paralisia cerebral que faziam uso de recurso de tecnologia assistiva na execução de tarefas de escrita e/oucomunicação. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados obtidos foram analisados a partir datécnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados evidenciaram que os recursos de tecnologia assistivajá estão inseridos na escola regular e que os mesmos trouxeram contribuições ao processo de escolarizaçãoda criança com paralisia cerebral em classe comum, porém, estão sendo implementados sem sistematização,acompanhamentos e/ou parcerias. O estudo apontou para a necessidade de considerar as opiniões e necessidadesdos principais envolvidos no contexto em que o recurso de tecnologia está inserido.

http://dx.doi.org/10.4322/cto.2012.038

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