Estresse e apoio social em cuidadores de crianças com paralisia cerebral/Stress and social support in caregivers of children with cerebral palsy

Alyne Kalyane Câmara de Oliveira, Thelma Simões Matsukura

Resumo


O estudo objetivou descrever níveis de estresse e apoio social percebido de cuidadores de crianças com
paralisia cerebral (PC), assim como investigar relações entre estresse e apoio social e variáveis relativas aos cuidadores,
ao ambiente e às crianças, a saber: número de filhos, escolaridade do cuidador, renda familiar, temperamento e nível
motor da criança. Participaram 50 crianças com PC com idade entre 3 e 7,5 anos, os respectivos 50 cuidadores
e 25 profissionais da reabilitação, que tratam as crianças em instituições de saúde do interior de São Paulo. Os
instrumentos de medida utilizados foram o Sistema de Classificação da Função Motora Grossa para Paralisia
Cerebral, o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp, o Questionário de Suporte Social e uma ficha
de identificação dos participantes. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial, com
os testes Qui-quadrado, Exato de Fisher, Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e Odds-Ratio. Os resultados apontaram
estresse entre os cuidadores participantes (66%), com predominância da fase de resistência (93,9%) e sintomas
psicológicos (69,7%), baixo apoio social percebido pelos cuidadores, concomitante a uma adequada satisfação com
o apoio recebido, assim como relações significativas entre o apoio social versus estresse (p = 0,017) e escolaridade
versus apoio social (p = 0,037). Os dados permitem a análise das relações entre as variáveis investigadas e acerca do
impacto de se ter uma criança com PC na família sobre o bem-estar físico, emocional e psicológico dos cuidadores,
além de oferecer subsídios para a elaboração de estratégias em diferentes níveis de atenção às famílias de crianças
com deficiência.


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DOI: https://doi.org/10.4322/cto.2013.051

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Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy
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