Perfil do desenvolvimento motor de crianças entre 9 e 11 anos com baixo rendimento escolar da rede municipal de Maceió, AL / Motor development profile in 9-11 year-old children from the municipal education system of Maceio, Alagoas State, presenting low s

Maria Natália Santos da Silva, Alessandra Bonorandi Dounis

Resumo


Introdução: Ao longo do seu desenvolvimento, a criança pode apresentar atrasos motores que, consequentemente, podem influenciar no seu processo de aprendizado. Dessa forma, destaca-se a necessidade de uma avaliação específica para detectar precocemente tais atrasos numa tentativa de dirimir ou amenizar possíveis prejuízos associados. Objetivo: Traçar o perfil do desenvolvimento motor em crianças entre 9 e 11 anos com baixo rendimento escolar da rede municipal de ensino da cidade de Maceió, AL. Metodologia: Este artigo caracteriza-se por um estudo exploratório, descritivo, transversal, que utiliza a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) para analisar os principais componentes de desempenho. Foram realizadas avaliações com 43 crianças de ambos os sexos. Resultados: A crianças apresentaram perfis motores que variaram de “normal médio” a “muito inferior”, corroborando achados na literatura. Conclusões: Os resultados obtidos convergem com a literatura, apontando estreita relação entre desenvolvimento motor e baixo rendimento escolar, enfatizando a importância da intervenção psicomotora para a maturação de padrões motores mais complexos.

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DOI: https://doi.org/10.4322/cto.2014.007

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