Saúde mental e economia solidária: a experiência de usuários e trabalhadores de um CAPS II/Mental health and solidarity economy: the experience of users and workers of a Psychosocial Care Center

Ioneide de Oliveira Campos Campos, Yasmim Bezerra Magalhães, Pamela Kikuchi, Pedro De Andrade Calil Jabur, Fabíola Rebouças, Girlene Marques Pinheiro

Resumo


Este trabalho insere-se no contexto das discussões sobre saúde mental e economia solidária. Trata-se de um relato de experiência vivenciada no Centro de Atenção Psicossocial de Taguatinga II (CAPS) – Distrito Federal, onde os projetos desenvolvidos para geração de trabalho e renda na área de saúde mental reafirmam a capacidade que têm, como instrumentos para inclusão social, de incorporar princípios e valores da economia solidária com vistas ao empoderamento e autonomia dos cidadãos em sofrimento mental. Pretendeu-se, com este trabalho, fomentar e subsidiar reflexões acerca das possibilidades de inclusão social decorrentes da geração de trabalho e renda por meio de ações coletivas e solidárias, elaboradas/construídas com a participação de usuários, familiares e trabalhadores nesse serviço. A ênfase na metodologia participativa norteou o desenvolvimento da experiência, sendo que a proposição de ações disparadoras sobre saúde mental e economia solidária em diversos momentos, sob coordenação da equipe executora, proporcionou, concomitantemente, a realização de duas ações/intervenções: atividade grupal destinada a usuários e familiares do serviço, que se reuniram para conhecer e refletir sobre trabalho coletivo e empreendimento solidário; e três capacitações mensais, de agosto a dezembro de 2013, sobre cooperativismo, economia solidária e saúde mental, direcionadas aos trabalhadores do referido CAPS. Observou-se, ao final, que o envolvimento de pessoas em sofrimento mental nesses projetos contribui para superação do atual estado de subordinação e fragilidade. Acresce-se que o desenvolvimento dessas ações favoreceu, de modo geral, reflexões sobre o mundo do trabalho coletivo e agregou conhecimento metodológico sobre empreendimentos solidários.


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DOI: https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoRE0523

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