O Menino-Cachorro e o projeto TOCCA1: intensidades e experimentações na constituição de ações em Terapia Ocupacional/The Litle Dog-Boy and the TOCCA’s project: intensities and trials in the constitution of actions in Occupational Therapy

Autores

  • Andréa do Amparo Carotta Angeli Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências da Saúde Departamento de Terapia Ocupacional
  • Tania Mara Galli Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0546

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Cartografia, Vulnerabilidade Social

Resumo

Introdução: Este artigo apresenta parte das discussões desenvolvidas pela autora em sua Tese de Doutorado, que se deteve a pensar a implantação, o desenvolvimento e a avaliação do projeto de ensino, pesquisa e extensão
universitária TOCCA – Terapia Ocupacional, Corpo, Cultura e as Artes, do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria. Objetivos: Busca apresentar parte das problemáticas, reflexões e potencialidades vividas pela docente e pelos estudantes de graduação em terapia ocupacional, no período de 2010-2014 (estagiários, voluntários e bolsistas), na construção do TOCCA. Para tanto, mostra a cartografia inicial desenvolvida nos primeiros contatos com a cidade e seu modo de fazer a assistência social à população em vulnerabilidade e/ou isolamento social, e as primeiras ações do projeto. Métodos: Utilizou-se a cartografia como procedimento metodológico para o desenho e a análise das linhas de forças que atravessam e produzem a composição do território existencial do que se nomeou TOCCA. Na construção da cartografia, trabalhou-se com narrativas que misturavam fragmentos de diferentes histórias e incluíam elementos fabulados para criar a cena conceitual necessária para a expressão do campo problemático e suas complexidades. Resultados/Discussão e Conclusões: Observam-se os pontos de potência e de fragilidade do projeto em diálogo com a compreensão do campo em que está inserido e das suas problemáticas imanentes.

Biografia do Autor

Andréa do Amparo Carotta Angeli, Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências da Saúde Departamento de Terapia Ocupacional

 

Docente Assistente do Curso de Terapia Ocupacional da UFSM. Doutoranda em Psicologia Social e Institucional – UFRGS.

Tania Mara Galli Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Psicologia

 

Psicóloga. Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa. Docente Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Docente-pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional e Informática Educativa/UFRGS. Dirige a Coleção Cartografias editada pelas editoras UFRGS e Sulina.

 

Downloads

Publicado

2015-12-22

Como Citar

Angeli, A. do A. C., & Fonseca, T. M. G. (2015). O Menino-Cachorro e o projeto TOCCA1: intensidades e experimentações na constituição de ações em Terapia Ocupacional/The Litle Dog-Boy and the TOCCA’s project: intensities and trials in the constitution of actions in Occupational Therapy. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 23(4), 815–828. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0546

Edição

Seção

Artigo Original