Efeitos do trabalho em turnos nos controladores de tráfego aéreo: uma revisão sistemática baseada no método PRISMA/Effects of shift work in air traffic controllers: a systematic review based on the Prisma method

Autores

  • Alisson Vieira Marcolino Acadêmico de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba.
  • Joseana Celiza Fernandes Siqueira Universidade Federal da Paraíba.
  • Barbara Iansã de Lima Barroso Docente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba-UFPB

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAR0549

Palavras-chave:

Trabalho em Turnos, Saúde do Trabalhador, Condições de Trabalho, Terapia Ocupacional

Resumo

Os controladores de tráfego aéreo (CTA) desempenham funções bastante complexas e de grande responsabilidade. Devido às necessidades do trabalho, eles são submetidos a regime de turnos que tornam seus horários irregulares. A alternância dos turnos pode causar efeitos que acarretam prejuízos no desempenho da função laboral e na qualidade de vida. Objetivo: explorar os efeitos que o trabalho em turnos causa nos CTA através de uma revisão sistemática no modelo PRISMA. Procedimentos metodológicos: A revisão sistemática foi realizada a partir de três bases de dados (PubMed, Science Direct e Web Of Science). Resultados: foram encontrados 748 artigos, sendo 487 da PubMed, 240 da Science Direct e 21 da Web Of Science, após a aplicação dos critérios de elegibilidade foram incluídos 7 artigos na revisão. Conclusões: os estudos mostraram efeitos que afetam principalmente os turnos da noite, causados por alterações na qualidade do sono, sonolência e fadiga, que acarretam queda no desempenho e aumentam os riscos de acidentes aéreos.

Biografia do Autor

Alisson Vieira Marcolino, Acadêmico de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba.

Acadêmico de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba.
João Pessoa, Paraíba, Brasil

Joseana Celiza Fernandes Siqueira, Universidade Federal da Paraíba.

Mestranda em Engenharia de Produção da Universidade Federal da Paraíba

João Pessoa, Paraíba, Brasil

Barbara Iansã de Lima Barroso, Docente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Potiguar UnP (2000-2005), Especialista em Tecnologia Assistiva pela Faculdade de Ciências Medicas de Minas Gerais FCMMG (2005-2006), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Amazonas UFAM (2009-2010). Atualmente é docente do curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba UFPB. Tem experiência/interesse na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Ergonomia e Tecnologia Assistiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia Assistiva; Projeto de Produto em Tecnologia Assistiva; Adequação Postural; Saúde e Trabalho; Tecnologia para Saúde do Trabalhador; Ergodesign; Sensação de Desconforto e Dor Durante o Trabalho; Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho. 

Downloads

Publicado

2015-07-01

Como Citar

Marcolino, A. V., Fernandes Siqueira, J. C., & Barroso, B. I. de L. (2015). Efeitos do trabalho em turnos nos controladores de tráfego aéreo: uma revisão sistemática baseada no método PRISMA/Effects of shift work in air traffic controllers: a systematic review based on the Prisma method. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 23(2), 393–402. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAR0549

Edição

Seção

Artigo de Revisão e/ou Atualização de Literatura