Construindo a participação social junto a usuários de um grupo de apoio: desafios para a qualificação da atenção em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)/Building social participation with a support group users: challenges of care qualification in a Ps

Autores

  • Vitor Corrêa Detomini Universidade Federal de Uberlândia – UFU.
  • Renata Bellenzani Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAR. Curso de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoRE0578

Palavras-chave:

Participação Social, Políticas Públicas de Saúde, Legislação, Saúde Mental

Resumo

A literatura aponta a escassez de estudos que descrevem experiências práticas de participação social, embora, enquanto princípio do Sistema Único de Saúde (SUS), o tema seja valorizado em trabalhos teórico-conceituais. Especificamente em saúde mental, há poucos trabalhos e, de modo geral, estes valorizam o engajamento dos usuários na gestão como parte da reabilitação psicossocial. Assim, apresenta-se uma experiência de um CAPS, em Mato Grosso do Sul, para discutir a questão da participação social na qualificação da assistência, conforme as legislações e normas técnicas. Utilizam-se dois tipos de fontes: 1) Relatório Final de Estágio de um Acadêmico de Psicologia de uma universidade pública, que compila 54 sessões de um grupo de apoio; 2) documentos técnico-legais concernentes ao SUS e às Políticas Nacionais de Saúde Mental e de Humanização. Os aspectos assistenciais foram analisados à luz dos respaldos técnico-legislativos, focando demandas e reclamações emergentes na conversação grupal, classificadas nas categorias estrutura e processo, utilizadas para avaliação de qualidade de serviços de saúde. Em sua maioria, os aspectos constavam em Portarias e Normas. Efetivar a participação social não erauma premissa institucional e, dentre os principais entraves, estavam o modelo ambulatorial/médico-centrado e as representações dos “loucos”/“usuários de CAPS” como incapazes. Fazem-se necessários: i) integrar “clínica” e “política”; ii) intensificar o cuidado interdisciplinar e psicossocial; iii) respeitar a cidadania dos usuários de saúde mental e, finalmente, iv) que os espaços coletivos de participação não se esgotem em si mesmos. É necessário, portanto, que os espaços coletivos de participação derivem em encaminhamentos práticos, a fim de aprimorar as estruturas e os processos de trabalho, contemplando solicitações legítimas dos usuários.

Biografia do Autor

Renata Bellenzani, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAR. Curso de Psicologia

Doutorado em Medicina Preventiva / Saúde Coletiva (USP-2014), com Bolsa CAPES. Mestrado em Psicologia Social e do Trabalho (USP-2008), Especialista em Psicologia Clínica em saúde da Mulher (UNICAMP-2003), Graduação em Psicologia (UFSCar-2002). Professora Doutora do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Paranaíba (UFMS-CPAR). Atua nas disciplinas de Psicologia e Saúde I e II , Psicologia Social I e II , Psicologia e Processos Grupais, Estágio Básico I e II (pesquisa em psicologia) e nas supervisões de Estágios Especializados que oferecem serviços e intervenções de Psicologia no SUS e na Saúde Coletiva (nas áreas: Saúde Mental, DST/Aids, Atenção Primária-Estratégia Saúde da Família, Política Nacional de Humanização). Coordenadora-tutora do PET Saúde Mental, Crack, Álcool e outras Drogas - UFMS / Secretaria Municipal de Saúde de Paranaíba-MS (2011-2012). Pesquisadora do NEPAIDS/USP e do QUALIAIDS/USP, grupos de pesquisa do CNPQ/USP, e Líder do grupo de pesquisa CNPQ/UFMS "Políticas, Programas e Processos Comportamentais e Psicossociais em Saúde-PCEPsi". Áreas de atuação: Psicologia Social, Psicologia da Saúde, Pesquisa em Psicologia, Ciências Humanas e Sociais em Saúde, Saúde Coletiva, Atenção Básica e Estratégia Saúde da Família, DST/Aids, Sexualidade, Saúde Sexual e Reprodutiva, Saúde da Mulher, Saúde do Adolescente e Jovem, Saúde Mental, Violências e Direitos Humanos.

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Publicado

2015-09-29

Como Citar

Detomini, V. C., & Bellenzani, R. (2015). Construindo a participação social junto a usuários de um grupo de apoio: desafios para a qualificação da atenção em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)/Building social participation with a support group users: challenges of care qualification in a Ps. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 23(3), 661–672. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoRE0578

Edição

Seção

Relato de Experiência ou Estudo de Caso