Terapia ocupacional e acidente vascular cerebral: revisão integrativa da literatura/Occupational therapy and stroke: literature integrative review Abstract: The present study aimed the systematization of knowledge produced by occupational therapy involvin

Autores

  • Carolina Gina Shin Terapeuta Ocupacional - Graduada no Curso de Terapia Ocupacional - Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Rosé Colom Toldrá USP

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAR0591

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Acidente Vascular Cerebral, Literatura de Revisão, Pessoas com Deficiência, Reabilitação

Resumo

O presente estudo objetivou a sistematização do conhecimento produzido pela Terapia Ocupacional relacionado ao tema acidente vascular cerebral, nos últimos dez anos (2003-2013). Trata-se de uma revisão integrativa nacional da literatura realizada a partir das bases de dados: Scientific Eletronic Library Online – SciELO Brazil e Biblioteca Virtual em Saúde e Literatura Latino-Americana e do Caribe de Ciências da Saúde – LILACS. Foram encontrados 17 artigos sobre o tema estudado. Identificou-se que há uma maior tendência nas produções nacionais voltadas para a categoria de Estratégias e Intervenções Terapêuticas do que a Fundamentação Teórica e a Análise da Prática. Os estudos demonstraram que a atuação do terapeuta ocupacional proporciona melhora no desempenho funcional, na independência e na qualidade de vida aos pacientes com AVC. A produção científica recente em Terapia Ocupacional sobre o tema AVC contribuiu para maior divulgação e melhor desenvolvimento de práticas terapêuticas voltadas ao cuidado às pessoas com AVC e para um maior reconhecimento da necessidade e da importância do terapeuta ocupacional pelos demais profissionais. Recomenda-se uma produção mais diversificada, para atender aos padrões científicos internacionalmente reconhecidos, indo ao encontro da tendência das práticas de saúde. O estudo aponta a necessidade de intensificar a realização de pesquisas para divulgação do conhecimento produzido pela Terapia Ocupacional e seu reconhecimento no campo da reabilitação de pessoas com AVC.

Biografia do Autor

Carolina Gina Shin, Terapeuta Ocupacional - Graduada no Curso de Terapia Ocupacional - Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Terapeuta Ocupacional - Graduada no Curso de Terapia Ocupacional - Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 2014.

Rosé Colom Toldrá, USP

Professora Doutora do Curso de Terapia Ocupacional - Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordenadora do Laboratório INTEGRA.

Downloads

Publicado

2015-12-22

Como Citar

Shin, C. G., & Toldrá, R. C. (2015). Terapia ocupacional e acidente vascular cerebral: revisão integrativa da literatura/Occupational therapy and stroke: literature integrative review Abstract: The present study aimed the systematization of knowledge produced by occupational therapy involvin. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 23(4), 843–854. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAR0591

Edição

Seção

Artigo de Revisão e/ou Atualização de Literatura