Indicadores de saúde em escolares com e sem Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação – TDC/Health status indicators in schoolchildren with and without Developmental Coordination Disorder – DCD

Autores

  • Renata Capistrano Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Juliano Maestri Alexandre Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Thais Silva Beltrame Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0601

Palavras-chave:

Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação, Crianças, Saúde

Resumo

Objetivo: Este estudo objetivou investigar os indicadores de saúde de crianças com e sem Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação – TDC. Método: Participaram do estudo 83 crianças, com idade de 8 a 10 anos, de escolas particulares de São José-SC. Para avaliar o desempenho motor, foi utilizada a Movement Assessment Battery for Children Second Edition – MABC-2; os dados das variáveis referentes ao status do peso corporal foram obtidos por meio de um estadiômetro Sanny, balança Tânita, plicômetro e trena antropométrica Cescorf. O nível de atividade física foi mensurado com o questionário Dia Típico de Atividades Físicas e Alimentação – DAFA. Para a resistência cardiorrespiratória, foi realizado o Teste de 6 minutos. Os dados coletados para a realização das análises estatísticas descritivas (médias, mínimos, máximos, desvio padrão, frequências) e inferenciais (Teste Qui-quadrado, Exato de Fisher, Teste T independente, Curva ROC – Receiver Operating Characteristic) foram tabulados no SPSS. A significância estatística adotada foi de p≤ 0,05. Resultados: Observou-se que os meninos apresentaram prevalência superior para o risco/dificuldade motora (41,5%) em relação às meninas (19,5%). As crianças com TDC apresentaram IMC superior (20,2 kg/m2) e resistência cardiorrespiratória inferior (673,2 m), em relação às crianças sem o transtorno (18,5 kg/m2 e 719,1 m). Na relação entre a resistência cardiorrespiratória e a presença do TDC, a área sob a curva ROC foi de 0,327 e o ponto de corte de 654,5 m. Conclusão: Os resultados reportam a necessidade de intervenções voltadas à adoção de um estilo de vida ativo, a fim de minimizar ou reverter o desfecho encontrado.

Biografia do Autor

Renata Capistrano, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestra em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Juliano Maestri Alexandre, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestrando do Programa de Pós Graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Thais Silva Beltrame, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professora do Programa de Pós Graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina.

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Publicado

2015-12-22

Como Citar

Capistrano, R., Alexandre, J. M., & Beltrame, T. S. (2015). Indicadores de saúde em escolares com e sem Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação – TDC/Health status indicators in schoolchildren with and without Developmental Coordination Disorder – DCD. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 23(4), 765–773. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0601

Edição

Seção

Artigo Original