A formação graduada do terapeuta ocupacional no campo da saúde mental: a perspectiva de discentes e egressos/Occupational therapist graduation in the mental health field: enrolled and former students perspective

Autores

  • Sarah Raquel Almeida Lins UFSCar
  • Thelma Simões Matsukura UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0613

Palavras-chave:

Graduação, Saúde Mental, Terapia Ocupacional

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar a compreensão de discentes e egressos de cursos de graduação em Terapia Ocupacional sobre a formação para atuação no campo da saúde mental e como eles avaliam a articulação desta formação com as políticas públicas de saúde mental brasileiras. Trata-se de um estudo quantiqualitativo, que contou com a participação de 135 discentes e egressos de cursos de graduação em Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo. Os dados, que foram coletados por meio de questionário, foram descritos e apresentados através da análise categorial. Os discentes e egressos avaliam positivamente a formação em saúde mental recebida durante a graduação, indicando segurança para atuação no campo; no entanto, vinculam a formação continuada como estratégia também necessária para a prática. Os resultados também revelam a existência de discrepâncias entre os pressupostos das políticas públicas do setor e a realidade dos serviços em que as práticas de formação acontecem. Discute-se sobre as diretrizes curriculares em vigor, a realidade dos serviços e as práticas de formação. O estudo fornece elementos para a reflexão da formação profissional no campo da saúde mental em geral, especificamente para a Terapia Ocupacional, e acrescenta aos estudos sobre a formação do terapeuta ocupacional no Brasil.

Biografia do Autor

Sarah Raquel Almeida Lins, UFSCar

Mestranda em Terapia Ocupacional pela UFSCar, Especialista em Docência do Ensino Superior, Especialista em Ambiente Organizacional, Saúde e Ergonomia. Atualmente faz parte do Grupo de Pesquisa em Saúde Mental do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos e do grupo de pesquisa em Capacitação Profissional e Estrutura Curricular em Terapia Ocupacional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e é Representante Discente do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional (Mestrado) da Universidade Federal de São Carlos.

Thelma Simões Matsukura, UFSCar

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1984), especialização em Terapia Ocupacional CETO/UNIFESP (1989), mestrado (1995) e doutorado (2001) em Programa de Pós Graduação em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP e pós-doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2012) . É Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar. Coordena o Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional e Saúde Mental (CNPq). Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional e Saúde Mental Infanto-juvenil, fatores de risco e proteção ao desenvolvimento sócio-emocional. No campo da Educação, em atenção primária e secundária em educação especial, prevenção de deficiências e desenvolvimento de intervenções.

Downloads

Publicado

2015-12-22

Como Citar

Lins, S. R. A., & Matsukura, T. S. (2015). A formação graduada do terapeuta ocupacional no campo da saúde mental: a perspectiva de discentes e egressos/Occupational therapist graduation in the mental health field: enrolled and former students perspective. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 23(4), 689–699. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0613

Edição

Seção

Artigo Original