Desempenho de crianças nascidas pretermo e em idade escolar na escrita: revisão da literatura/Handwriting performance of preterm children at school age: a literature review

Autores

  • Julie Souza de Medeiros Rocha UFSCAR
  • Lilian de Fátima Dornelas
  • Cynthia Girundi da Silva
  • Adriana Maria Valladão Novais Van Petten
  • Lívia de Castro Magalhães

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoARL421

Resumo

Introdução: Na idade escolar a escrita é uma das tarefas mais relevantes dentre as atividades motoras finas. Bom desempenho na escrita contribui para o rendimento escolar da criança. A prematuridade tem impacto no desenvolvimento motor, o que pode influenciar a escrita. Objetivo: Revisar a literatura e investigar se na idade escolar existem diferenças no desempenho na escrita entre crianças nascidas pretermo e a termo. Método: Foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicas do Portal da Capes, nos idiomas inglês e português, no período de janeiro de 2000 a junho de 2012. Os artigos foram selecionados de acordo com critérios de inclusão e analisados quanto à amostra, objetivos, testes utilizados e desfechos. Resultados: Seis artigos foram incluídos no estudo. Análise dos dados indica que crianças nascidas prematuramente apresentam pior desempenho da escrita e prejuízo nos mecanismos subjacentes responsáveis pela habilidade de escrever quando comparadas com crianças a termo. Conclusão: Crianças pretermo e sem alterações neurológicas evidentes têm risco aumentado para prejuízo no desenvolvimento da escrita na idade escolar. O número reduzido de estudos recentes encontrados sobre este tema indica a necessidade de novas pesquisas, além do desenvolvimento de recursos padronizados para avaliação motora e da escrita em crianças brasileiras.

Downloads

Publicado

2015-03-30

Como Citar

Rocha, J. S. de M., Dornelas, L. de F., Silva, C. G. da, Van Petten, A. M. V. N., & Magalhães, L. de C. (2015). Desempenho de crianças nascidas pretermo e em idade escolar na escrita: revisão da literatura/Handwriting performance of preterm children at school age: a literature review. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 23(1). https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoARL421

Edição

Seção

Artigo de Revisão e/ou Atualização de Literatura