Estudo da aplicação dos componentes Atividade e Participação da Checklist da CIF em pessoas com Esclerose Múltipla e sua relação com os Core Sets/Application study of the components Activity and Participation of the ICF Checklist used in people with Multi

Autores

  • Rosé Colom Toldrá USP
  • Camila Landim do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0641

Palavras-chave:

Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, Atividades Cotidianas, Participação Social, Esclerose Múltipla, Terapia Ocupacional

Resumo

Introdução: O Core Set é um conjunto de categorias da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF, típicas e significativas, relacionadas à funcionalidade, utilizadas para determinadas condições de saúde. Objetivo: O estudo analisou a aplicação de categorias do componente Atividades e Participação baseadas na Checklist da CIF para esclerose múltipla (EM) e sua relação com o Core Set abrangente e o Core Set validado por terapeutas ocupacionais. Método: Pesquisa quantitativa descritiva, a partir de coleta e organização de dados de questionário baseado no componente Atividades e Participação Checklist da CIF - Versão 2.1.ª - Formulário Clínico para a CIF, contendo 25 categorias pertencentes a seis domínios, e análise de sua relação com os Core Sets. Participaram 115 pessoas com EM remitente-recorrente, sem incapacidade até incapacidade moderada, acompanhadas no Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi criado banco de dados em Excel e feita análise descritiva das frequências. Resultados: A maioria dos participantes eram mulheres (85) com idade média de 32 anos e 1 mês (±7,4). Estudo amplia as evidências da aplicabilidade do Core Set abrangente com 88% (22) das categorias e do Core Set validado por terapeutas ocupacionais com 72% (18), em relação às categorias avaliadas. Dificuldades mais expressivas foram encontradas nas categorias d640 Realização das tarefas doméstica, d430 Levantar e carregar objetos e d850 Trabalho remunerado. Conclusão: Recomendam-se estudos sobre aplicação do Core Set por terapeutas ocupacionais para ampliar as evidências da prática clínica profissional e para a inclusão de categorias, conforme o contexto.

Biografia do Autor

Rosé Colom Toldrá, USP

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980), especialização em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986) e doutorado em Sociologia pela Universitat de Barcelona (1996). Professora Doutora MS3 em Regime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa (RDIDP) no Curso de Terapia Ocupacional - Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Revisora dos seguintes periódicos: Revista de Terapia Ocupacional da USP, Cadernos de Terapia Ocupacional da UFScar, Revista Brasileira de Saúde Ocupacional e Revista Interface - Comunicação, Saúde e Educação. Há 30 anos vem trabalhando no campo do ensino, pesquisa e extensão universitária. Tem participado de diferentes atividades vinculadas ao Ensino Superior e à Graduação em Terapia Ocupacional. Atua na área de atenção a saúde e reabilitação de pessoas adultas e idosas enfocando principalmente os seguintes temas: estudo de recursos terapêuticos e abordagens corporais, terapia ocupacional nos diferentes níveis de atenção à saúde de pessoas com deficiência e incapacidade, reabilitação, tecnologia assistiva, cidadania, políticas públicas e inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência.

Publicado

2016-12-19

Como Citar

Toldrá, R. C., & Nascimento, C. L. do. (2016). Estudo da aplicação dos componentes Atividade e Participação da Checklist da CIF em pessoas com Esclerose Múltipla e sua relação com os Core Sets/Application study of the components Activity and Participation of the ICF Checklist used in people with Multi. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 24(4), 723–732. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0641

Edição

Seção

Artigo Original