REFLEXÕES ACERCA DA ATUAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL NOS PROCESSOS SOCIOEDUCACIONAIS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA MENTAL

Autores

  • BRUNA CUCCIA BIAGIOTTO
  • ADRIANA HESSEL DALAGASSA

Resumo

Este ensaio objetiva refletir sobre as possibilidades de ação do terapeuta

ocupacional nos processos socioeducacionais da pessoa com Deficiência Mental,

tomando como base o referencial histórico-cultural de Vygotsky, aliado a um olhar

holístico de atuação. Através do levantamento bibliográfico realizado, observouse

que tendências contemporâneas de Saúde e Educação apontam para um

redirecionamento na forma de conceber e intervir no desenvolvimento humano e

nos processos de aprendizagem da pessoa com Deficiência Mental, com ênfase

para suas habilidades e potencialidades e seu contexto sociocultural. Assim, ao

longo do estudo busca-se evidenciar que, partindo do contexto escolar (em seu

sentido amplo), a atuação do terapeuta ocupacional junto a essa clientela pode

favorecer a passagem para novas e importantes etapas de desenvolvimento e

para novos e satisfatórios papéis ocupacionais, rumo a um desempenho

ocupacional competente.

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Publicado

2010-03-22

Como Citar

BIAGIOTTO, B. C., & DALAGASSA, A. H. (2010). REFLEXÕES ACERCA DA ATUAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL NOS PROCESSOS SOCIOEDUCACIONAIS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA MENTAL. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 16(2). Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/126

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Artigo Original