REFLEXÕES ACERCA DA ATUAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL NOS PROCESSOS SOCIOEDUCACIONAIS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA MENTAL
Resumo
Este ensaio objetiva refletir sobre as possibilidades de ação do terapeuta
ocupacional nos processos socioeducacionais da pessoa com Deficiência Mental,
tomando como base o referencial histórico-cultural de Vygotsky, aliado a um olhar
holístico de atuação. Através do levantamento bibliográfico realizado, observouse
que tendências contemporâneas de Saúde e Educação apontam para um
redirecionamento na forma de conceber e intervir no desenvolvimento humano e
nos processos de aprendizagem da pessoa com Deficiência Mental, com ênfase
para suas habilidades e potencialidades e seu contexto sociocultural. Assim, ao
longo do estudo busca-se evidenciar que, partindo do contexto escolar (em seu
sentido amplo), a atuação do terapeuta ocupacional junto a essa clientela pode
favorecer a passagem para novas e importantes etapas de desenvolvimento e
para novos e satisfatórios papéis ocupacionais, rumo a um desempenho
ocupacional competente.
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