Oficinas socioculturais com crianças e jovens sob a perspectiva da Terapia Ocupacional Social/Socio-cultural workshops with children and youth from the Social Occupational Therapy perspective

Autores

  • Giovanna Bardi Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gustavo Artur Monzeli Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Daniela Corrêa de Macedo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Amabile Teresa de Lima Neves Universidade Federal do Espírito Santo
  • Jéssica Santos Rocha Lopes Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoRE0643

Palavras-chave:

Cultura, Criança, Jovem, Terapia Ocupacional Social

Resumo

Introdução: Os terapeutas ocupacionais, ao longo de sua história, defrontaram-se com a necessidade de ofertar ações concernentes às problemáticas socioculturais dos mais diversos públicos com os quais interagem, necessitando desenvolver ações pertinentes a esses contextos. Além disso, intervenções pertencentes ao âmbito da cultura, de forma focalizada, também têm sido compreendidas como da alçada deste profissional. Objetivo: Relatar a experiência do programa METUIA da Universidade Federal do Espírito Santo, que ilustra, sob o viés da terapia ocupacional social, as oficinas culturais e os acompanhamentos individuais e territoriais empreendidos durante um período de seis meses, no contexto sociocultural de uma comunidade periférica do município de Vitória, ES. Método: A construção conjunta das atividades visava à ampliação das redes sociais de suporte, à potencialização da infância e da juventude participantes e a participação social, além da construção de projetos de vida próprios às suas identidades culturais. Resultados: As oficinas culturais proporcionaram a identificação de diferentes demandas colocadas pelas crianças, pelos adolescentes e jovens, partindo da articulação entre distintos olhares e reflexões que se colocavam em choque por meio do reconhecimento da alteridade entre os grupos e os terapeutas ocupacionais. Conclusão: Almeja-se que experiências aqui retratadas possam contribuir para a consolidação das ações dos terapeutas ocupacionais no âmbito da cultura, trazendo elementos que possam promover reflexões para um campo que ainda necessita ser sistematizado como detentor de práticas e pesquisas nesta categoria profissional, sobretudo no campo social.

Biografia do Autor

Giovanna Bardi, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Assistente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, Vitória, ES, Brasil)

Gustavo Artur Monzeli, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Assistente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, Vitória, ES, Brasil)

Maria Daniela Corrêa de Macedo, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Assistente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, Vitória, ES, Brasil)

Amabile Teresa de Lima Neves, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Substituta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, Vitória, ES, Brasil)

Jéssica Santos Rocha Lopes, Universidade Federal do Espírito Santo

Bolsista do Projeto de Extensão "Terapia ocupacional social, juventudes e intervenções urbanas e culturais", graduanda do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, Vitória, ES, Brasil)

Publicado

2016-12-19

Como Citar

Bardi, G., Monzeli, G. A., Macedo, M. D. C. de, Neves, A. T. de L., & Lopes, J. S. R. (2016). Oficinas socioculturais com crianças e jovens sob a perspectiva da Terapia Ocupacional Social/Socio-cultural workshops with children and youth from the Social Occupational Therapy perspective. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 24(4), 811–819. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoRE0643

Edição

Seção

Relato de Experiência ou Estudo de Caso