RESUMO DE TESE E DISSERTAÇÃO: AVALIAÇÃO DA GRADE CURRICULAR E CONHECIMENTOS DE RESIDENTES EM PEDIATRIA SOBRE VIGILÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO.

Autores

  • PATRÍCIA CARLA DE SOUZA DELLA BARBA UFSCAR

Resumo

Estudos têm mostrado que a vigilância do desenvolvimento é uma importante tarefa do pediatra e tem a função de

identificar precocemente crianças que podem necessitar de avaliação mais complexa; fornecer informações sobre

o seu desenvolvimento e não somente sobre sua saúde física; possibilitar o diagnóstico definitivo e a elaboração de

um plano de atendimento interdisciplinar para a criança visando a intervenção precoce de deficiências. Outros

estudos indicam que o conhecimento dos pediatras sobre vigilância do desenvolvimento e uso de instrumentos para

realizá-la é falho. Entretanto, dão importância ao tema e demonstram interesse em atualizar-se, mas poucos praticam

a vigilância do desenvolvimento. Para desempenhar essa tarefa o pediatra deveria, segundo tais estudos, atualizar

seus conhecimentos sobre os aspectos do desenvolvimento e fatores de risco, utilizar técnicas de triagem e encaminhar

a criança que apresenta atraso de desenvolvimento a programas de estimulação precoce. O objetivo geral deste

trabalho consiste em analisar alguns conhecimentos relacionados à promoção de saúde, vigilância do desenvolvimento

e a percepção de atrasos em bebês junto a residentes em pediatria do estado de São Paulo, considerando a descrição

da grade curricular e o seu desempenho em questionários. Foi realizada análise documental das diretrizes curriculares

do MEC para o ensino da residência médica em pediatria, da relação de vagas para a especialidade e das grades

curriculares de sete cursos de residência em pediatria no estado de São Paulo, com o objetivo de identificar elementos

sobre a vigilância do desenvolvimento no ensino da pediatria (primeira etapa). A segunda etapa do estudo levantou

e correlacionou dados sobre as práticas em vigilância do desenvolvimento e o conhecimento sobre áreas do

desenvolvimento infantil junto a 65 residentes de pediatria de primeiro e segundo ano de cinco cursos de especialização

do estado de São Paulo, por meio da replicação de dois questionários. Os dados gerais da análise do ensino de

pediatria mostraram que os referenciais curriculares do MEC quanto às disciplinas que deveriam abordar o tema

vigilância do desenvolvimento na residência em pediatria são gerais e inespecíficos; as grades apresentam conteúdo

superficial quanto à abordagem da vigilância do desenvolvimento e não estão claras suficientemente para permitir a

visualização de ações relacionadas a esta temática e apenas um curso participante da pesquisa reúne os requisitos

necessários que permitem identificar elementos relacionados ao tema. Os resultados da segunda etapa mostraram

que a maioria dos residentes em pediatria apresenta atitudes diferenciadas dos médicos que atuam já há mais tempo

em atenção à saúde da criança, mas também apresentam alguns problemas que podem comprometer a eficácia da

vigilância do desenvolvimento realizada por pediatras. As correlações entre o ensino de pediatria e o conhecimento

dos residentes sobre a vigilância do desenvolvimento mostraram que os cursos que apresentam o desempenho

médio mais alto nos questionários têm também a melhor descrição do conteúdo de vigilância do desenvolvimento em

suas grades curriculares; os residentes que justificaram porque perguntam ou não sobre desenvolvimento às mães e

os que afirmaram utilizar escalas de avaliação em sua prática acertaram maior número de questões do questionário.

A partir de tais resultados, apresenta-se como proposta para futuros estudos a elaboração de um programa de

formação continuada para residentes em pediatria na forma de ensino à distância, utilizando as ferramentas do

ambiente de aprendizagem

 

 

Moodle, contendo tópicos como: conceito de promoção de saúde e vigilância do

desenvolvimento, conseqüências da não identificação precoce de atrasos, protocolos sobre vigilância do

desenvolvimento, rota de ações para o pediatra envolvendo o desenvolvimento normal do bebê, a identificação de

atrasos do desenvolvimento, uso de instrumentos rápidos e fáceis de serem aplicados na prática clínica e inseridos

na dinâmica institucional. Com base nos resultados encontrados, espera-se contribuir para a mobilização do pediatra

quanto à importância da vigilância do desenvolvimento e da identificação precoce de crianças com atrasos de

desenvolvimento.

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Publicado

2010-03-22

Como Citar

DELLA BARBA, P. C. D. S. (2010). RESUMO DE TESE E DISSERTAÇÃO: AVALIAÇÃO DA GRADE CURRICULAR E CONHECIMENTOS DE RESIDENTES EM PEDIATRIA SOBRE VIGILÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 16(2). Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/127

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Artigo Original