Ordem cultural e desenvolvimento local participativo: estrutura para a prática do terapeuta ocupacional/Cultural order and participatory local development: structure for the occupational therapist practice

Autores

  • Ricardo Lopes Correia Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Camila Santiago da Rocha Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoARF0660

Resumo

A Ordem Cultural é compreendida como a expressão de um jogo de determinações de interdependências entre grupos sociais locais e globais, pares identificados pelas produções, valores e comportamentos que orientam de forma consciente os projetos de vida e a expansão das liberdades de um coletivo. A partir de uma pesquisa em Ciências Sociais e com marcos teóricos de Nobert Elias e Amartya Sen, este artigo objetiva apresentar uma estrutura teórico-prática da abordagem em desenvolvimento local participativo – DLP para o terapeuta ocupacional em torno da construção de projetos de vida coletiva, para que operacionalize na prática a questão comunitária, compreendida como as forças que singularizam a participação. Discute-se o uso da abordagem em DLP para o terapeuta ocupacional em uma estrutura flexível, que visa garantir o seu domínio, a Ocupação Humana, e o conjunto de intervenções, Tecnologias, sustentadas no manejo das atividades da vida cotidiana.A abordagem em desenvolvimento local participativo se apresenta como um importante arcabouço estrutural para ações comunitárias, e cabe ao terapeuta ocupacional ser um articulador das dimensões da Ordem Cultural local, para agenciar com a população-alvo de seu trabalho processos de continuidade em projetos de vida coletiva e de expansão de liberdades.

Biografia do Autor

Ricardo Lopes Correia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Terapeuta Ocupacional. Especialista em Dependências, Abusos e Compulsões. Mestre em Ciências da Saúde, Doutorando em Ciências da Saúde. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Camila Santiago da Rocha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Terapeuta ocupacional formada pela UFPE. Especialista (residência) em Saúde Mental pela UFRJ. ESpecialista em Educação Inclussiva. Especializanda em Acessibilidade Cultural. Professora Substituta da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2016-03-29

Como Citar

Correia, R. L., & Rocha, C. S. da. (2016). Ordem cultural e desenvolvimento local participativo: estrutura para a prática do terapeuta ocupacional/Cultural order and participatory local development: structure for the occupational therapist practice. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 24(1), 205–214. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoARF0660

Edição

Seção

Artigo de Reflexão ou Ensaio