O cuidador no contexto da hospitalização de crianças e adolescentes/The caregiver in the child/adolescent hospitalization context

Autores

  • Rubia Marques Pyló Centro Psíquico da Adolescência e Infância (FHEMIG), Belo Horizonte, Minas Gerais.
  • Maristela dos Guimarães Peixoto Hospital Municipal Odilon Behrens, Belo Horizonte, Minas Gerais.
  • Kátia Maria Penido Bueno Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação Ciências Médicas (IPG), da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (CMMG), Belo Horizonte, Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAR0673

Palavras-chave:

Cuidadores, Pais, Hospitalização, Criança, Adolescente

Resumo

Introdução: A permanência de um acompanhante em período integral com a criança e o adolescente hospitalizado, conforme determinado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990, é um fator essencial de humanização e acarreta uma modificação da estrutura formal de organização hospitalar. Objetivo: Conhecer as tendências atuais de estudo sobre cuidadores em ambiente de hospitalização de crianças e adolescentes, e identificar as ações direcionadas a este público. Metodologia: A busca foi realizada em setembro de 2014 na base de dados LILACS da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando-se a pesquisa por descritor de assunto, com os descritores
“cuidadores” ou “acompanhantes de pacientes” ou “pais” e “hospitalização” ou “criança hospitalizada” ou “adolescente hospitalizado”. Resultados/Discussão: Foram selecionados 11 artigos, com as seguintes características: 71% eram da área da Enfermagem; 81% foram realizados na Região Sul do Brasil; dez pesquisas foram qualitativas e uma, qualiquantitativa; oito estudos revelaram que a grande maioria dos participantes foi constituída pelas mães das crianças e dos adolescentes hospitalizados. Foram identificados alguns pontos em comum, levantados pelos cuidadores. Em 82% dos artigos da amostra, os cuidadores abordaram os vínculos estabelecidos por estes; em 73%, destacaram a comunicação entre os acompanhantes e a equipe de saúde; em 64%, apontaram as normas e rotinas hospitalares e, em 45% dos trabalhos, ressaltaram o aspecto da fé/religiosidade. Conclusões: Acredita-se que tais resultados poderão contribuir para a melhor compreensão das necessidades dos cuidadores de crianças e adolescentes hospitalizados. Dessa forma, este trabalho poderá auxiliar na construção de uma assistência hospitalar mais humanizada, melhorando a qualidade dos serviços.

Biografia do Autor

Rubia Marques Pyló, Centro Psíquico da Adolescência e Infância (FHEMIG), Belo Horizonte, Minas Gerais.

Terapeuta ocupacional da internação do Centro Psíquico da Adolescência e Infância (CEPAI), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), Belo Horizonte, Minas Gerais; pós-graduada em Terapia Ocupacional na Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (CMMG).

Maristela dos Guimarães Peixoto, Hospital Municipal Odilon Behrens, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Terapeuta ocupacional da saúde da criança no Hospital Municipal Odilon Behrens, Belo Horizonte, Minas Gerais; preceptora da residência multiprofissional da saúde da criança nesse hospital; pós-graduada em Terapia Ocupacional na Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (CMMG).

Kátia Maria Penido Bueno, Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação Ciências Médicas (IPG), da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (CMMG), Belo Horizonte, Minas Gerais.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenadora do curso de Pós-Graduação lato-sensu em Terapia Ocupacional do Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação Ciências Médicas (IPG), da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (CMMG), Belo Horizonte, Minas Gerais.

Publicado

2015-12-22

Como Citar

Pyló, R. M., Peixoto, M. dos G., & Bueno, K. M. P. (2015). O cuidador no contexto da hospitalização de crianças e adolescentes/The caregiver in the child/adolescent hospitalization context. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 23(4), 855–862. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAR0673

Edição

Seção

Artigo de Revisão e/ou Atualização de Literatura