Território e diversidade: trajetórias da terapia ocupacional em experiências de arte e cultura/ Territory and diversity: paths of Occupational Therapy in art and culture experiences

Autores

  • Eliane Dias de Castro Universidade de São Paulo
  • Erika Alvarez Inforsato Universidade de São Paulo
  • Renata Monteiro Buelau Universidade de São Paulo
  • Isabela Umbuzeiro Valent
  • Elizabeth Araújo Lima

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0663

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional/tendências, Revisão do Estado da Arte, Saúde, Comparação Transcultural, Políticas Públicas

Resumo

Neste artigo apresenta-se um panorama de ações territoriais marcado pelos movimentos sociais em torno da desinstitucionalização da loucura e da construção dos direitos das pessoas com deficiência, que configuram um novo campo de práticas de Terapia Ocupacional voltadas às complexas demandas das populações atendidas com o objetivo de ampliação da participação sociocultural. São ações e estratégias desenvolvidas pelos participantes do Laboratório de Estudos e Pesquisa Arte, Corpo e Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, que estão articuladas às políticas públicas de saúde mental, humanização e cultura, instauradas no Brasil a partir dos anos 2000, desenvolvidas na cidade de São Paulo. Elas integram ensino, pesquisa e extensão, contribuem para a qualidade de serviços ofertados à comunidade e fortalecem as redes de atenção e participação social. Os principais métodos de acompanhamento e avaliação das intervenções estão relacionados à pesquisa qualitativa, à construção de uma reflexão intensiva que busca construir um conhecimento local em Terapia Ocupacional orientado por ações criativas e pela conjunção de referenciais clínicos, artísticos e culturais. Os projetos desenvolvidos ampliam o acesso da população atendida às experiências artísticas e culturais do território, contribuem para a construção de políticas da vida, dinamizando formas de participação, convivência e produção de subjetividade. Configuram-se, assim, tecnologias socioculturais consonantes à importância de fortalecer e sustentar novas propostas para populações expropriadas de suas redes de vida sustentadas pela significativa intervenção de terapeutas ocupacionais.

Biografia do Autor

Eliane Dias de Castro, Universidade de São Paulo

Profa. Dra. do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP e pós-doutora pela Universidade de Lisboa, Portugal. Coordenadora e pesquisadora do Laboratório de estudos e pesquisa Arte, Corpo e Terapia Ocupacional.

Erika Alvarez Inforsato, Universidade de São Paulo

Terapeuta ocupacional do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil. Doutora em Educação e Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP. Pesquisadora do Laboratório de estudos e pesquisa Arte, Corpo e Terapia Ocupacional.

Renata Monteiro Buelau, Universidade de São Paulo

Terapeuta ocupacional do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil. Mestre em Estética e História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da USP. Pesquisadora do Laboratório de estudos e pesquisa Arte, Corpo e Terapia Ocupacional.

Isabela Umbuzeiro Valent

Terapeuta ocupacional. Mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo. Coordenadora do Núcleo de Cultura do Centro de Convivência É de Lei. Pesquisadora do Laboratório de estudos e pesquisa Arte, Corpo e Terapia Ocupacional.

Elizabeth Araújo Lima

Profa. Dra. do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil. Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutora na University of the Arts, London, UK. Pesquisadora do Laboratório de estudos e pesquisa Arte, Corpo e Terapia

Downloads

Publicado

2016-03-29

Como Citar

Castro, E. D. de, Inforsato, E. A., Buelau, R. M., Valent, I. U., & Lima, E. A. (2016). Território e diversidade: trajetórias da terapia ocupacional em experiências de arte e cultura/ Territory and diversity: paths of Occupational Therapy in art and culture experiences. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 24(1), 3–12. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0663

Edição

Seção

Artigo Original