A pesquisa acadêmica como atividade humana: participação de usuários da saúde mental e as contribuições da Terapia Ocupacional/Academic research as human activity: Occupational Therapy contributions for consumer participation

Autores

  • Tatiana Dimov Universidade de São Paulo - USP-SP
  • Ellen Cristina Ricci Faculdade de Ciências Médicas - Unicamp Estudante de Mestrado do Departamento de Saúde Coletiva. Área de concentração: Política, Planejamento e gestão em Saúde.

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoEN0674

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Saúde Mental, Avaliação de Serviços de Saúde, Sujeitos da Pesquisa, Participação Comunitária

Resumo

A participação de usuários em pesquisas é uma tendência recente no mundo. Pesquisas deste tipo enfocam serviços de saúde, abordagens terapêuticas, efetividade de grupos de apoio e ajuda mútua, e medicação. Essas pesquisas são fundamentais para a obtenção de resultados acadêmicos que sejam representativos do grupo de usuários, além de influenciar políticas públicas que sejam efetivas e funcionais para os mesmos. Este artigo apresenta uma análise sobre como pode se dar a participação de usuários de serviços de saúde mental em pesquisas e qual pode ser o papel do(a) terapeuta ocupacional nesta construção. Percebe-se, nestes processos, quando regidos pelos princípios de autonomia, empoderamento e recovery, que vão ao encontro dos princípios de igualdade e reconhecimento, na medida em que possibilita não só a inserção no processo de pesquisa, mas também a possibilidade de vivenciar uma relação de igualdade pautada na valorização da experiência e no reconhecimento do saber dos usuários. A atividade de pesquisa pode ser um agente motivador, que mobiliza vontades, desejos, além da possibilidade de o sujeito sair da estagnação e tomar decisões. Dentro desse processo relacional, o(a) terapeuta ocupacional pode co-construir ou reconstruir a ação dos sujeitos no mundo. Entendendo que a terapia ocupacional tem como objeto de trabalho as atividades que são significativas na vida do indivíduo, a participação em pesquisa se transforma em foco para o processo terapêutico, na medida em que isso se apresenta enquanto demanda para e do próprio sujeito em questão.

Biografia do Autor

Tatiana Dimov, Universidade de São Paulo - USP-SP

 
  1. 1.      Tatiana Dimov, Terapeuta Ocupacional, Mestra em Educação Especial pela UFScar e Doutoranda em Psicologia Social pela USP – SP. Brasil. (em fase de finalização, a titulação pode ser outra quando da publicação do artigo), sem outra afiliação institucional.

E-mail: tatidimov@gmail.com

Contribuição da autora: contribuiu neste texto nas seguintes etapas: concepção do texto; organização e análise das fontes; redação e revisão do texto. 

Ellen Cristina Ricci, Faculdade de Ciências Médicas - Unicamp Estudante de Mestrado do Departamento de Saúde Coletiva. Área de concentração: Política, Planejamento e gestão em Saúde.

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo (2007). Iniciação Científica com bolsa Fapesp sobre Serviços Residências Terapêuticos. Pós-graduação em Esquizoanálise (2008) e Terapia Ocupacional e Produção de Vida (2008). Curso de extensão em Psicanálise-Winnicott (2010). Treinamento profissional em Serviço: Avaliação de Programas e Serviços e a construção de indicadores e dispositivos para avaliação de CAPS III, pelo Departamento de Saúde Coletiva da Unicamp (2011). Trabalha como terapeuta ocupacional no SUS do município de Campinas (contrato CLT desde 2007 até a presente data). Experiências em CAPs III, Apoio à Gestão do Distrito de Saúde Sul Campinas desenvolvendo projetos de gestão em saúde pública e saúde mental para os serviços que compões a rede SUS e desde Jun/13 até o momento em Cecos do município. Estudante de mestrado da Unicamp (Faculdade de Ciências Médicas - Departamento de Saúde Coletiva - Área de concentração: Políticas, Planejamento e Gestão), preceptora no PET - Saúde Mental e supervisora dos estudantes do segundo ano da Residência Multiprofissional em Saúde Mental pela mesma universidade.

Publicado

2016-09-26

Como Citar

Dimov, T., & Ricci, E. C. (2016). A pesquisa acadêmica como atividade humana: participação de usuários da saúde mental e as contribuições da Terapia Ocupacional/Academic research as human activity: Occupational Therapy contributions for consumer participation. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 24(3), 651–658. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoEN0674

Edição

Seção

Artigo de Reflexão ou Ensaio