Novos olhares para a juventude: descobrindo caminhos/New perspectives on youth: discovering pathways

Autores

  • Marta Carvalho Almeida USP
  • Carla Regina Silva Soares
  • Ana Terra dos Santos Barbosa
  • Danielle Peralta Kazanji
  • Mariana Silva Lima
  • Pérola Prado

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoER0672

Palavras-chave:

Juventude, Protagonismo, Cultura, Terapia Ocupacional

Resumo

Trata-se de apresentar e discutir referências conceituais e práticas do projeto O território e seus protagonistas: novos olhares para a infância e juventude, que tem se desenvolvido como atividade de extensão universitária em Terapia Ocupacional Social pelo núcleo da USP do Projeto Metuia. As atividades têm por foco a juventude que reside na região do Butantã, no município de São Paulo, as suas famílias e, em especial, os profissionais que atuam com esse segmento. Seu objetivo é influir na produção coletiva de novas representações sociais sobre a juventude, confrontando preconceitos. Oferece condições para a reelaboração crítica das representações sociais que desqualificam o jovem e suas ações, promovendo o encontro e o diálogo entre jovens protagonistas de iniciativas culturais ou de experiências exitosas na esfera da defesa dos direitos, e profissionais e/ou familiares ligados ao desafio de oferecer proteção e oportunidades para o desenvolvimento integral dos jovens. Observações que se desdobram da concretização do projeto sugerem que, embora se encontrem na região iniciativas importantes, originadas em coletivos juvenis, de modo geral os jovens não têm encontrado estímulo para desenvolver seu papel protagônico na esfera das produções culturais. A despeito das dificuldades enfrentadas para viabilizar o encontro dialogado entre jovens, profissionais e comunidade, o desenvolvimento do projeto tem permitido que se observem atitudes solidárias e a valorização da pluralidade cultural entre os jovens.

Biografia do Autor

Marta Carvalho Almeida, USP

Docente do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP desde 1986. Doutora em Saúde Coletiva.

Downloads

Publicado

2015-12-22

Como Citar

Almeida, M. C., Soares, C. R. S., Barbosa, A. T. dos S., Kazanji, D. P., Lima, M. S., & Prado, P. (2015). Novos olhares para a juventude: descobrindo caminhos/New perspectives on youth: discovering pathways. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 23(4), 863–870. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoER0672

Edição

Seção

Relato de Experiência ou Estudo de Caso