Sobre as ocupações de idosos em condição de hospitalização: qual a forma e o significado?/The elderly occupations in hospital of condition: what is the form and the meaning?

Autores

  • Camila Rebeca Vieira de Almeida Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).
  • Airle Miranda de Souza
  • Victor Augusto Cavaleiro Corrêa Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0706

Resumo

Introdução: O envelhecimento é um fenômeno universal, complexo e multidimensional, que causa inúmeras repercussões nas ocupações e na participação social dos idosos. O processo de hospitalização, nesta fase da vida, pode repercutir nas ocupações rotineiras e significativas, gerando rupturas, mudanças e afastamentos das preferências ocupacionais do dia a dia. Objetivo: Considerando-se as possíveis repercussões do adoecimento e da hospitalização nas ocupações, na saúde e no bem-estar de pessoas idosas, esta pesquisa buscou compreender como se apresentavam a forma e o significado das ocupações de idosos em situação de hospitalização. Método: Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória descritiva. A pesquisa foi realizada na clínica médica de um hospital público no Estado do Pará, no período de maio a julho de 2013. Participaram da pesquisa 12 idosos, sendo aplicada uma entrevista semidirigida. As entrevistas foram analisadas através da análise do conteúdo. Resultados: A pesquisa revelou as experiências ocupacionais de idosos hospitalizados e que ocorreram mudanças no rol e nos ritmos das ocupações, e nas preferências ocupacionais. Verificou-se a ocorrência de perdas ocupacionais e alterações na forma e no significado das ocupações. Conclusão: A pesquisa ofereceu um espaço para que idosos pudessem expressar como percebiam suas ocupações durante a hospitalização. Tais relatos e registros podem auxiliar e contribuir na compreensão da dimensão ocupacional destas pessoas durante a hospitalização.

Biografia do Autor

Victor Augusto Cavaleiro Corrêa, Universidade Federal do Pará - UFPA

Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Pará

Downloads

Publicado

2017-03-30

Como Citar

Almeida, C. R. V. de, Souza, A. M. de, & Corrêa, V. A. C. (2017). Sobre as ocupações de idosos em condição de hospitalização: qual a forma e o significado?/The elderly occupations in hospital of condition: what is the form and the meaning?. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 25(1), 147–157. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0706

Edição

Seção

Artigo Original