Adolescentes com dificuldades relacionadas à saúde mental, moradores de áreas rurais: percepções sobre família, escola e contexto de moradia/Adolescents with mental health challenges residents of rural areas: perceptions about family, school and neighborh

Autores

  • Maria Fernanda Barboza Cid Docente adjunta do departamento de terapia ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Letícia Maria Pereira Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0724

Palavras-chave:

Adolescente, Saúde Mental, População Rural

Resumo

Objetivo: O estudo objetivou identificar as percepções de adolescentes moradores de uma área rural, vinculados a uma Unidade de Saúde da Família, com dificuldades relacionadas à saúde mental, sobre suas relações com familiares e amigos, escola, situações de estresse e apoio que vivenciam, bem como em relação à região onde residem, e compará-las com as percepções de adolescentes, também moradores de áreas rurais, que não apresentam dificuldades relacionadas à saúde mental. Método: Foram participantes dez adolescentes moradores de uma área rural de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, divididos em dois grupos, A e B, respectivamente, com e sem dificuldades relacionadas à saúde mental. Os dados foram coletados a partir de um questionário de identificação e de um roteiro de entrevista semiestruturado, e analisados pela técnica de análise de conteúdo. Resultados: Os resultados indicaram que, na visão dos participantes, a família é apontada como a principal fonte de apoio, sendo que, no grupo de adolescentes com dificuldades relacionadas à saúde mental, ela é indicada também como importante fonte de estresse. A escola é vista como um espaço de socialização para os adolescentes. Sobre o contexto de moradia, as percepções são predominantemente positivas, sendo que um dos aspectos negativos se refere à falta de opções de lazer. Conclusão: Foi possível observar poucas diferenças na percepção dos dois grupos a respeito das questões abordadas. O contexto de moradia, embora seja apontado como restrito, parece garantir o pertencimento a grupos e ambientes, o que pode ter um papel protetivo no enfrentamento do sofrimento psíquico.

Biografia do Autor

Maria Fernanda Barboza Cid, Docente adjunta do departamento de terapia ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professora adjunta do departamento de terapia ocupacional da UFSCar, doutora em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar. Realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da saúde mental infantojuvenil.

Letícia Maria Pereira, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Estudante do último período do curso de graduação em terapia ocupacional da UFSCar. Realizou Iniciação Científica financiada pelo PIBIC/CNPq/UFSCar no período de 2013/2014, a qual gerou o presente manuscrito.

Downloads

Publicado

2016-09-26

Como Citar

Cid, M. F. B., & Pereira, L. M. (2016). Adolescentes com dificuldades relacionadas à saúde mental, moradores de áreas rurais: percepções sobre família, escola e contexto de moradia/Adolescents with mental health challenges residents of rural areas: perceptions about family, school and neighborh. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 24(3), 543–555. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0724

Edição

Seção

Artigo Original