Processamento sensorial e desenvolvimento cognitivo de lactentes nascidos pré-termo e a termo/Sensory processing and cognitive development of preterm and full term infants

Autores

  • Flávia Regina Ribeiro Cavalcanti Buffone Universidade Federal da Paraíba
  • Sophie Helena Eickmann Universidade Federal de Pernambuco
  • Marília de Carvalho Lima Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0731

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil, Processamento Sensorial, Neonatologia, Pediatria, Prematuro, Terapia Ocupacional

Resumo

Introdução: Estudos atuais apontam para as repercussões que as alterações de processamento sensorial trazem para o desenvolvimento neuropsicomotor infantil. Pouco se conhece sobre a influência dessas alterações no desenvolvimento cognitivo de lactentes, porém sabe-se que estas interferem negativamente no desempenho das atividades cotidianas e trazem prejuízos ao longo da vida do indivíduo. Objetivo: Avaliar a relação entre o processamento sensorial e o desenvolvimento cognitivo de lactentes, e a associação entre a prematuridade e o processamento sensorial dessa população. Método: Estudo de corte transversal realizado no Ambulatório de Puericultura do Hospital das Clínicas da UFPE, no período de dezembro de 2009 a agosto de 2010. A amostra consistiu de 182 lactentes de oito a 15 meses de idade, dos quais 54 (29,7%) nasceram prematuros, sendo feita a correção da prematuridade para 40 semanas de idade gestacional. Utilizou-se o Test of Sensory Functions in Infants (TSFI), para avaliar o processamento sensorial, e a Bayley Scales of Infant and Toddler Development III, na avaliação do desenvolvimento cognitivo. Resultados: Verificou-se uma frequência significantemente maior de processamento sensorial em risco e deficiente entre os lactentes nascidos pré-termo (37%) quando comparado ao processo sensorial dos nascidos a termo (21,9%). O atraso cognitivo foi significantemente maior (8,3%) entre os lactentes com processamento sensorial em risco e deficiente em relação aos com processamento sensorial normal (1,5%). Conclusão: A prematuridade foi considerada um fator de risco para distúrbio do processamento sensorial e os lactentes diagnosticados com este distúrbio apresentaram atraso cognitivo mais frequentemente. A prematuridade, isoladamente, não esteve associada ao atraso cognitivo.

Biografia do Autor

Flávia Regina Ribeiro Cavalcanti Buffone, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é Professora Assistente I da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase na saúde da criança, atuando principalmente nos seguintes temas: integração sensorial, desenvolvimento infantil, terapia ocupacional e fatores socieconômicos.

Sophie Helena Eickmann, Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Medicina pela Universidade de Pernambuco (1984), Especialização em Pediatria no Instituto Materno Infantil de Pernambuco (1987), Residência em Pediatria no Zentral Klinikum de Augsburg - Alemanha (1990), Especialização em Neurologia do Desenvolvimento na Ludwig Maxmillian Universitat - Munique (1992), Mestrado em Pediatria na Universidade Federal de Pernambuco (1997) e Doutorado em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Atualmente é Professora Associada do Departamento Materno Infantil e membro permanente da Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: crescimento e desenvolvimento na infância e nutrição materno-infantil. Atualmente é revisora da Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil e da Developmental Medicine & Child Neurology.

Marília de Carvalho Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1973), obteve o título de Mestre em Pediatra na Universidade Federal de Pernambuco (1979), MSc in Mother and Child Health no Institute of Child Health da Universidade de Londres (1988) e PhD em Nutrição na London School of Hygiene and Tropical Medicine na Universidade de Londres (1995). Atualmente é Professora Associada IV do Departamento Materno Infantil e Professora Permanente dos Programas de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente e da Pós-graduação em Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência nas áreas de Epidemiologia Nutricional e Crescimento e Desenvolvimento Infantil.

Publicado

2016-12-19

Como Citar

Buffone, F. R. R. C., Eickmann, S. H., & Lima, M. de C. (2016). Processamento sensorial e desenvolvimento cognitivo de lactentes nascidos pré-termo e a termo/Sensory processing and cognitive development of preterm and full term infants. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 24(4), 695–703. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0731

Edição

Seção

Artigo Original