Editorial

Autores

  • Marina Palhares UFSCAR

Resumo

É com grande alegria que apresentamos o volume 15, nº 2 da Revista Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. Publicado desde mil novecentos e noventa, nossa revista tem sido o resultado do esforço de muitos terapeutas ocupacionais, que tanto na docência como em outros campos de atuação, buscam ampliar quantitativamente e qualitativamente  este espaço de divulgação do conhecimento científico produzido na área de terapia ocupacional no Brasil, compartilhando assim, diferentes experiências profissionais. Abre espaço também para conhecimentos produzidos em áreas afins.

Neste volume apresentamos um artigo de avaliação do nosso periódico, que proporcionou, através das sugestões apresentadas, a correção de alguns aspectos importantes para o crescimento de nossa publicação. Contamos de forma mais intensiva com a colaboração do Conselho Editorial, com sugestões importantes que estão sendo incorporadas.

Portanto, a abertura deste número é o artigo de avaliação da própria revista, Cadernos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos: uma análise do periódico. O segundo artigo. O contexto multidisciplinar da prática da terapia ocupacional frente ao paradigma da inclusão escolar trás à tona a importância desse campo de atuação para a Terapia Ocupacional, constata o caráter de relevância social desta atuação, pelos benefícios à possibilidade de escolarização das pessoas com necessidades especiais e da formação continuada dos educadores. O terceiro artigo O agir criativo em terapia ocupacional: uma reflexão filosófica a partir dos paradoxos da contemporaneidade é um texto interessante e deve prender a atenção do leitor tanto acadêmico quanto profissional. O artigo seguinte Quando se atravessa o muro de que lado eu fico? é um texto bem escrito, de fácil compreensão, que despertará o interesse dos colegas para a leitura.  O artigo Intervenção terapêutica ocupacional na tarefa de alimentação de pacientes lesados medulares ao nível de C5 pauta-se na literatura atualizada no cenário nacional de autores brasileiros e obras traduzidas ao português no período referido de 1999 a 2007, consideradas relevantes à temática abordada. O artigo que fecha esta edição Cortina de quadrados de tecido – uma produção no hospital psiquiátrico descreve uma experiência clínica, contextualiza a questão teórico-prática, fazendo uma interlocução entre esses dois eixos, estimulando o relato de outras experiências clínicas.

Apresentamos 3 resumos de dissertações de mestrado de colegas terapeutas ocupacionais que recentemente finalizaram seus mestrados. Parabéns às novas mestras!

Na seção de divulgação encontram-se dois livros publicados por terapeutas ocupacionais, o que também nos traz a alegria de podermos aqui divulgar a produção das colegas.

Em breve os Cadernos de Terapia Ocupacional estará disponibilizando a publicação simultânea no site www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br que hospedará, em pouco tempo, também os números anteriores, trazendo mais uma possibilidade de acesso e ampliação desta fonte de conhecimento.

Publicado

2010-03-23

Como Citar

Palhares, M. (2010). Editorial. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 15(2). Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/139

Edição

Seção

Editorial