Terapia ocupacional e grupo hiperdia/Occupational therapy and hiperdia group

Autores

  • Eliane Amorim Serpa Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Carollyne Dantas de Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Ângela Cristina Dornelas da Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoRE0784

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial, Atenção Primária à Saúde, Terapia Ocupacional, Doença Crônica

Resumo

Introdução: A hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus são doenças crônicas, altamente prevalentes, de alto custo social, que vêm aumentando significativamente na população, representando importante problema de saúde pública, pois impactam negativamente na qualidade de vida. O grupo operativo hiperdia é uma estratégia importante para a sensibilização das pessoas acometidas por essas doenças quanto ao autocuidado, sendo uma das medidas preventivas de danos secundários. Objetivo: Relatar o processo vivenciado enquanto estagiária de terapia ocupacional em um grupo hiperdia, descrevendo as atividades realizadas. Buscou-se contribuir para as discussões necessárias a respeito do atual modelo de educação em saúde operante nestes grupos. Método: Trata-se do relato de uma experiência vivenciada durante estágio obrigatório na atenção básica, com o grupo hiperdia, desenvolvido no município de João Pessoa-PB, no período de agosto a dezembro de 2014. Resultados: As atividades foram desenvolvidas através de rodas de conversas e dinâmicas grupais, e pela arte. Estas resultaram na sensibilização do grupo acerca do autocuidado, nos esclarecimentos de dúvidas sobre a terapia ocupacional, no empoderamento de saberes e em maior participação e envolvimento dos usuários. Percebeu-se que a forma como acontecem as atividades educativas nos grupos traz ainda resquícios do modelo de educação em saúde tradicional, centrada na doença e na transmissão de informações de modo “bancário”. Tal modelo gera culpabilidade, frustrações e desistências. Conclusão: É imprescindível compreender a pessoa em sua totalidade. Os profissionais devem ser envolvidos no processo de educação permanente. Constatou-se a importância do terapeuta ocupacional neste contexto, que oferece ações eficazes.

Biografia do Autor

Eliane Amorim Serpa, Universidade Federal da Paraíba

Acadêmica concluinte de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba

Departamento de Terapia Ocupacional – Universidade Federal da Paraíba

Ana Carollyne Dantas de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Professora Assistente do Depto de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba

Terapeuta Ocupacional - Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Saúde da Comunicação Humana - Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Neuropsquiatria e Ciências do Comportamento -Universidade Federal de Pernambuco

Membro do Grupo de Pesquisa Patofisiologia do Sistema Estomatognático - Universidade Federal de Pernambuco

Ângela Cristina Dornelas da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Saúde Pública

Mestre em Ciências da Saúde

Terapeuta Ocupacional.

Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba– UFPB

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Publicado

2018-09-27

Como Citar

Serpa, E. A., de Lima, A. C. D., & da Silva, Ângela C. D. (2018). Terapia ocupacional e grupo hiperdia/Occupational therapy and hiperdia group. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 26(3), 680–691. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoRE0784

Edição

Seção

Relato de Experiência ou Estudo de Caso