Resumos de Teses e Dissertações: ELABORAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE ATIVIDADES DE CONSTRUÇÃO DE BONECOS PARA CRIANÇAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Autores

  • JULIANA TESTA SILVA

Resumo

O objetivo do presente estudo foi, elaborar, implementar e avaliar um programa de intervenção baseado na construção de bonecos para crianças vítimas de violência com dificuldades de aprendizagem. Pretendeu-se também, descrever necessidades e habilidades apresentadas pelas crianças no decorrer das sessões de atividades e possíveis evoluções nos desempenhos destas ao longo do programa. Participaram do estudo 3 crianças na faixa etária de 7 a 9 anos, cursando primeira, segunda e terceira séries do ensino fundamental, respectivamente. Diante do objetivo proposto, foi elaborado um programa de intervenção envolvendo atividades plásticas com etapas delineadas a fim de assegurar a padronização das situações. Na proposta do programa foram adotadas estratégias que visaram oferecer oportunidades de boas experiências e sucessos nas tarefas realizadas pelas crianças. O programa contou com nove sessões, realizadas semanalmente com cada criança, totalizando 20 horas de intervenção registradas em vídeo. Com o objetivo de avaliar e acompanhar a intervenção foi utilizado o Teste do Desenho de Silver, na forma de pré e pós-teste ao período de intervenção. Para a análise dos registros realizados por meio de filmagem das sessões de atividades, foi utilizado um roteiro de observação previamente adaptado de um roteiro de observação clínica existente na literatura. Através do roteiro pretendeu-se a sistematização da observação individualizada da criança, tendo-se como foco indicadores de desempenhos quantitativos da produção e de comportamentos frente a uma situação orientada. Os dados obtidos através do teste e da observação direcionada pelo roteiro foram analisados de forma comparativa inter-sujeito. Realizou-se posteriormente uma discussão tendo como foco a análise comparativa dos desempenhos de forma intra-sujeitos, para se obter uma visão de possíveis influências do programa nos resultados expressos pelas avaliações e desempenhos observados nos participantes.

Os resultados obtidos através das avaliações realizadas pelo SDT antes e após o período de intervenção indicam diferenças de desempenho em cada criança que devem ser analisadas segundo o contexto e possíveis evoluções de comportamentos e desempenhos observados ao longo do programa, bem como de características dos estágios de desenvolvimento em que cada criança se encontra. O roteiro de análise permitiu apontar quais aspectos observados o programa se mostrou mais efetivo para desenvolver. Conclui-se através da análise dos dados obtidos que este programa: permitiu às crianças um exercício de habilidades e um desenvolvimento gradual de autonomia no fazer, destacando-se o desenvolvimento das atitudes de iniciativa; forneceu oportunidades de comunicação organizada e possibilidades de vinculação afetiva com a evolução das interações positivas entre criança e adulto; possibilitou aquisição e manutenção de atitudes ligadas à organização; permitiu o exercício contínuo da habilidade de planejamento; e o aumento de sentimentos ligados a auto-valorização. Conclui-se também que o programa pode servir como um instrumento de avaliação da criança em relação à presença ou ausência de recursos necessários ao desenvolvimento e à aprendizagem.Como lacunas a serem preenchidas identifica-se a necessidade de mais estudos que tenham como foco a atenção à criança vitimizada e abrigada, em suas necessidades de estimulação, visando-se a superação de problemas gerados pela exposição à violência, maximizando seus recursos internos de enfrentamento e criando fatores de proteção que lhes forneçam continência apropriada diante de situações de risco.

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Publicado

2010-03-23

Como Citar

SILVA, J. T. (2010). Resumos de Teses e Dissertações: ELABORAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE ATIVIDADES DE CONSTRUÇÃO DE BONECOS PARA CRIANÇAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 15(2). Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/148

Edição

Seção

Artigo Original