Editorial

Autores

  • Léa Beatriz Teixeira Soares UFSCAR

Resumo

É com muita satisfação que elaboro este editorial dos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, a convite da Editora responsável. Neste exemplar temos artigos que  apresentam um olhar amplo sobre a  educação e saúde pautado em indicadores e,ou análises qualitativas, a saber,  fatores protetivos ao desempenho escolar satisfatório, a  capacitação de educadores de bebês, a visão dos gestores sobre a educação inclusiva e principais lesões de membro superior em menores de 15 anos por causas externas.

Também temos artigos que focalizam o olhar do terapeuta ocupacional sobre seu público-alvo como o brincar da criança pré-escolar com deficiência e o  impacto ocupacional de pessoas com lesão medular.

Temos ainda uma nova seção: Divulgação.

Os artigos, sem dúvida consistentes, retratam  cenários distintos: a família, o centro de reabilitação, a escola regular pública e privada, o estado do Espírito Santo, o berçario e a escola inclusiva de uma secretaria municipal. Ainda nos auxiliam a abrir nosso fazeres e nos fazem adentrar com enfoques, metodologias e percepções variadas no campo da terapia ocupacional.

Pelo acima exposto os convido a ler:

* O BRINQUEDO E O BRINCAR NA ESTIMULAÇÃO DA FUNÇÃO MANUAL DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA, pois  discute o brincar, enfoca o papel parental  e do profissional de reabilitação neste contexto.

* A LESÃO MEDULAR E SUAS SEQÜELAS DE ACORDO COM O MODELO DE OCUPAÇÃO HUMANA, pois confirma a aplicabilidade desta metodologia  para a clientela e destaca as modificações ocupacionais de extensões variáveis nesta população.

* DESEMPENHO ESCOLAR SATISFATÓRIO DE CRIANÇAS DE DIFERENTES REALIDADES SÓCIO-ECONÔMICAS: DENTIFICANDO FATORES PROTETIVOS, pois indica que suporte social, qualidade de vida das crianças, supervisão parental das tarefas foram fatores protetivos observados em ambas realidades sócio-econômicas e educacionais.

 

* PRINCIPAIS LESÕES DE MEMBRO SUPERIOR POR CAUSAS EXTERNAS EM CRIANÇAS MENORES DE 15 ANOS NO ESPÍRITO SANTO, BRASIL, pois mostra as possibilidades da promoção em saúde para os profissionais e de geração de políticas públicas  a partir deste estudo epidemiológico.

* CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL NO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DE BEBÊS EM CRECHES, pois apresenta o fazer de docentes terapeutas ocupacionais brasileiros voltados para a capacitação de educadores de bebês e seu diálogo sobre as estratégias de interação por meio das atividades cotidianas.

* EDUCAÇÃO INCLUSIVA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA VISÃO DOS GESTORES MUNICIPAIS pois refere ao esforço de terapeutas ocupacionais em implementar uma política  inovadora de inclusão escolar em um município paulista.

* DIVULGAÇÃO pois apresenta o livro de Terapia Ocupacional. Fundamentação & Prática, lançado pela Guanabara Koogan em 2007, de autoria de Alessandra Cavalcanti e Cláudia Galvão, com extensa gama de capítulos e contribuições de profissionais de norte a sul do país.

Enfim, vamos à leitura e venha se incorporar ao debate

Publicado

2010-03-23

Como Citar

Soares, L. B. T. (2010). Editorial. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 15(1). Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/149

Edição

Seção

Editorial