Saúde mental e níveis de atividade física de crianças escolares/Mental health and physical activity levels of school children

Autores

  • Gabrielle Cerqueira da Silva UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), CAMPUS IV
  • Jorge Lopes Cavalcante Neto UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0809

Resumo

Introdução: A prática regular de atividade física é fundamental para a saúde das crianças, tendo sido apontada como fator de proteção para problemas de cunho mental na idade escolar. Objetivo: Verificar a relação entre problemas de saúde mental e os níveis de atividade física em crianças escolares da cidade de Jacobina-BA. Método: Amostra composta por 55 escolares, de 8 a 10 anos e seus pais, que participaram como informantes secundários do estudo. Utilizou-se o Child Behavior Checklist (CBCL) para avaliação dos problemas de saúde mental dos escolares, o Physical Activity Questionnaire for Older Children (PAQ-C) para avaliação dos níveis de atividade física dos sujeitos e um questionário sociodemográfico. Resultados: A maioria das crianças foi classificada como sedentária (80%) e apenas 7,3% da amostra apresentou rastreamento positivo para transtorno mental. Não foi encontrada associação significativa entre o transtorno mental e os níveis de atividade física entre o grupo, nem entre essas variáveis e as características sociodemográficas das crianças. Observou-se que as meninas estavam mais sedentárias que os meninos, com diferença significativa (p<0,01). Conclusão: Apesar da baixa prevalência de problemas de saúde mental entre os escolares e a não associação com os níveis de atividade física, faz-se necessária atenção especial com esse público, visando fortalecer a atividade física como fator protetor à saúde mental das crianças, com investimentos em ações que visem ao incentivo de prática regular de atividade física, aliando família e escola. Estudos com um número maior de amostras precisam ser conduzidos para ser analisado com cautela os seus achados.

Biografia do Autor

Gabrielle Cerqueira da Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), CAMPUS IV

GRADUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, CAMPUS IV. INTEGRANTE DO GRUPO DE ESTUDOS, PESQUISA E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA (GEPEFA).

Jorge Lopes Cavalcante Neto, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCar)

GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL), MESTRE EM NUTRIÇÃO HUMANA PELA UFAL E DOUTORANDO EM FISIOTERAPIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCar). ATUALMENTE É PROFESSOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) E LÍDER DO GRUPO DE ESTUDOS, PESQUISA E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA (GEPEFA).

Downloads

Publicado

2017-03-30

Como Citar

da Silva, G. C., & Cavalcante Neto, J. L. (2017). Saúde mental e níveis de atividade física de crianças escolares/Mental health and physical activity levels of school children. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 25(1), 115–124. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0809

Edição

Seção

Artigo Original