Fatores que prevalecem ao esgotamento profissional em professores/Prevailing factors causing professional burnout in teachers

Autores

  • Adelson Fernandes Silva Universidade Estadual de Montes Claros
  • Maria de Fatima de Matos Maia
  • Celina Aparecida Gonçalves Lima
  • Izulina Torres Guedes
  • Karoline Costa Pedreira
  • Diego Augusto Santos Silva
  • Edio Luiz Petroski

DOI:

https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0822

Palavras-chave:

Esgotamento Profissional, Professores, Estresse Psicológico

Resumo

Introdução: A síndrome de burnout (SB) é uma reação ao estresse excessivo relacionado ao trabalho. Objetivo: Verificar a prevalência e os fatores associados à síndrome do esgotamento profissional (SEP) nos professores da rede pública dos Ensinos Infantil, Fundamental e Médio. Método: Para este estudo transversal, 462 professores das cidades de Januária, Itacarambi, Manga, São Francisco e Pedras de Maria da Cruz foram entrevistados. Utilizou-se como instrumento o Questionário Preliminar de Identificação do Burnout, que classifica o sujeito em “esgotado” e “não esgotado”. Os fatores associados investigados foram: sexo, modalidade de ensino, tempo na docência, se trabalha em outra escola pública, vínculo empregatício, se está satisfeito com a remuneração, jornada semanal na docência e se possui algum tipo de doença. Resultados: Dos professores investigados, 24% estavam na fase 3 – estágio em que começa a se instalar a SEP – e 4,7% dos professores estavam na fase 4 – estágio mais crítico da síndrome. A SEP esteve associada à baixa remuneração, à dedicação à carreira de docente e ao tempo de trabalho de um a 11 anos ou mais. Conclusão: Pode-se concluir que a SEP é altamente prevalente entre os professores efetivos e efetivados do ensino público e gratuito.

Biografia do Autor

Adelson Fernandes Silva, Universidade Estadual de Montes Claros

É mestre em Avaliação em Atividades Físicas e Desportivas pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com revalidação na UNB, possui especialização em Ciências Biológicas e Especialização em Treinamento Desportivo pela Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM, graduação em Educação Física pelo Instituto de Ciências da Saúde e graduação em Pedagogia pelo Centro de Educação Integrada do Vale do São Francisco. Professor da Universidade Estadual de Montes Claros. Tem experiência na área de Educação Física, testes e medidas, atuando principalmente nos seguintes temas: Aptidão Física e Saúde.

Publicado

2017-06-13

Como Citar

Silva, A. F., Maia, M. de F. de M., Lima, C. A. G., Guedes, I. T., Pedreira, K. C., Silva, D. A. S., & Petroski, E. L. (2017). Fatores que prevalecem ao esgotamento profissional em professores/Prevailing factors causing professional burnout in teachers. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 25(2), 333–339. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0822

Edição

Seção

Artigo Original